terça-feira, 12 de outubro de 2010

COMO TEMPERAR A PAPINHA DO BEBÊ?

A criança desenvolve o paladar desde o nascimento e, por isso, é necessário temperar as papinhas de maneira adequada para estimular o aprendizado de sabores. A principal regra é usar pouco sal, pois com as ervas já é possível garantir o sabor. Temperos fortes como pimenta e curry são vetados.
.
Andréia Veiga, nutricionista da Pequenos Gourmets, empresa que oferece refeições balanceadas para crianças, recomenda limão para temperar saladas. "O vinagre pode provocar alergias", diz. Ela também sugere que os temperos industrializados sejam substituídos pelos naturais. Se forem orgânicos, ou seja, produzidos sem agrotóxicos, melhor ainda.
.
As papinhas salgadas podem ser temperadas com cebola, alho e azeite. As ervas, como salsinha, cebolinha, salsão, manjericão, orégano, coentro (muito utilizado no Nordeste), podem ser colocadas, mas em pequena quantidade, para não comprometer o sabor natural da refeição. Todos os temperos devem ser cortados em pedaços suficientemente pequenos para ser mastigados. Assim, o bebê visualiza os alimentos e aprende a distinguir sabor, cheiro, cor e textura de cada um. Já as papinhas doces não precisam de aromatizantes como açúcar, canela, cravo ou mel.
.
Fonte: Revista Crescer
Veja mais...
Papinha vegetariana para bebês é saudável?
Cuide do visual da comida do seu filho
Falta de apetite das crianças: o que fazer?
.
Partilhar

Nenhum comentário: