sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VEGETAIS MAIS LIMPOS

A possibilidade de ingerir pesticidas e outros contaminantes pode deixar menos atraentes os produtos agrícolas de supermercados. Comprar produtos orgânicos reduz os riscos, mas não representa uma garantia contra alguns elementos patogênicos desse tipo de alimento.
.
Cientistas descobriram algumas medidas caseiras eficientes que podem eliminar germes e pesticidas. O mais simples deles? Lavar na água da torneira, o que funciona tão bem quanto uma solução com um pouco de sabão ou deixar de molho em outros produtos.
.
Em estudos de 2000 na Estação de Agricultura Experimental de Connecticut, por exemplo, cientistas compararam métodos de remoção de pesticidas em 196 amostras de alface, morangos e tomates. Alguns foram lavados na água da torneira durante um minuto; outros foram deixados de molho numa solução de 1% de sabão ou outros produtos. A água da torneira “reduziu significativamente” os resíduos de 9 entre 12 pesticidas, e funcionou tão bem quanto o sabão e produtos de limpeza, segundo os estudos.
.
A temperatura da água não importou; a chave foi a fricção. “A ação mecânica de esfregar os produtos sob a água da torneira é provavelmente responsável por remover resíduos de pesticidas”, escreveram os cientistas. Contra microorganismos, tente lavar os produtos com uma leve solução de vinagre, cerca de 10% diluída. Num estudo de 2003 da Universidade da Flórida, pesquisadores testaram desinfetantes em morangos contaminados com E. coli e outros germes. Eles descobriram que a mistura de vinagre reduzia bactérias em 90% e vírus em 95%.
.
Concluindo... para remover pesticidas e germes, banhe as frutas e legumes numa solução de vinagre, em seguida lave-os com água da torneira por ao menos 30 segundos.
.
Fonte: Uol
Veja mais...

Vegetais congelados podem ser mais nutritivos
Dicas para compras em supermercados
Estudo indica que cozinhas concentram mais bactérias do que banheiros

.
Partilhar

Nenhum comentário: