quarta-feira, 2 de março de 2011

MAIS CÁLCIO E VITAMINA D PARA CRIANÇAS

A Academia Americana de Pediatria acaba de publicar novas recomendações sobre o consumo de cálcio e de vitamina D para crianças. Fabíola Suano, pediatra, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, adianta que o Brasil deve adotar, em breve, as mesmas diretrizes. Veja aqui o que muda na prática:

CÁLCIO

O alerta é para os pais de crianças com 3 anos ou mais. O estudo mostra que nessa faixa etária as crianças não tomam a quantidade ideal de leite por dia. A falta de cálcio pode causar uma defasagem de massa óssea e provocar osteoporose no futuro.

Onde encontrar: Se seu filho não gosta de leite, tente oferecer derivados, como iogurte natural batido com uma fruta, queijo branco no lanche da escola ou patê de requeijão com atum, por exemplo.

VITAMINA D

Hoje a indicação é dar uma quantidade equivalente a 200 unidades/dia diariamente (duas gotas) de acetato de retinol e colecalciferol para crianças em aleitamento materno exclusivo ou não até os 18 meses de idade. Principalmente aquelas que não tomam muito sol, como quem mora nas regiões Sul e Sudeste. Já quem vive no Nordeste ou Norte, por exemplo, não precisaria tomar a mesma quantidade. A nova recomendação é o dobro desse valor para essa mesma faixa etária e até 600 unidades/dia para crianças maiores. A longo prazo, a falta dessa vitamina prejudica o armazenamento de cálcio no osso.

Onde encontrar: leite, peixes e castanhas. Mas para que a substância seja absorvida pelo organismo é preciso tomar sol. Que tal curtir o comecinho da manhã junto com seu filho?

CONSUMO POR IDADE

  • 7 meses a 2 anos - 3 a 4 porções de 120mL
  • 2 a 3 anos - 5 porções de 120mL
  • 4 a 6 anos - 4 porções de 180mL
.
Fonte: Revista Crescer
Veja também:
Como aliviar as cólicas dos bebês
Qual o momento certo de iniciar o desmame?
Falta de vitamina D aumenta sintomas de asma em crianças

.Partilhar

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

A vitamina D está super vedete, não é mesmo? Estudos associando a importância dela na estética, na redução de alergias, além, é claro, da ação no metabolismo do cálcio. Gostei do post.

Christiane Rocha Veloso disse...

Isso mesmo, Ju! E para as crianças então, importantíssima para o crescimento e desenvolvimento. Um abraço!