sábado, 17 de dezembro de 2011

BENEFÍCIOS DO DAMASCO


Com origem em regiões da China e da Rússia, além de ser muito comum na culinária árabe, o damasco também é popular no Brasil. Versátil a ponto de poder ser misturado à salada e até em receitas de sobremesa, o alimento é considerado pela nutricionista Adriana Oliveira, de São Paulo, uma “caixinha de nutrientes”.

Assim como a abóbora e a cenoura, por exemplo, o damasco conta com boas doses de betacaroteno. A substância fortalece a imunidade do organismo; reduz a chance de algumas doenças relacionadas à visão; e é um excelente aliado na hora de pegar aquele bronzeado na praia, pois ajuda na proteção contra os raios ultravioletas – o protetor solar, porém, jamais deve ser dispensado.  A fruta contém, ainda, as vitaminas B1, B5 e C, bem como os minerais ferro, magnésio e potássio.

Outra substância, o cálcio, está presente em bem menor quantidade que no leite, uma de suas principais fontes na dieta. No entanto, a nutricionista afirma que a fruta é capaz de ajudar na prevenção e no combate a doenças como a osteoporose, já que um damasco fresco apresenta 55 miligramas do mineral. “Embora um copo de leite desnatado tenha 250 miligramas de cálcio, o damasco também ajuda”, diz.

DAMASCO SECO É MAIS CALÓRICO DO QUE O FRESCO

Cada cem gramas de damasco fresco tem 50 calorias, enquanto na versão seca esse número é, simplesmente, cinco vezes maior. Assim, para saborear a fruta em uma dieta equilibrada sem correr o risco de ganhar alguns quilinhos, Adriana sugere o consumo de duas unidades de damasco fresco até três vezes na semana. No caso do seco, ela indica a mesma porção até duas vezes nesse período. “É o ideal para a fruta não interferir em absolutamente nada, na balança”, ressalta.  

Fonte: Terra


Partilhar

Nenhum comentário: