quarta-feira, 30 de setembro de 2009

JANTAR ENGORDA?

Uma das maiores dúvidas em relação ao emagrecimento está relacionada com a composição do jantar. Afinal, os carboidratos podem ou não estar presentes nessa refeição? Antes de se determinar a melhor conduta, alguns pontos devem ser analisados.
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A insulina é secretada antagonicamente à liberação do hormônio de crescimento (GH) e no período inicial de sono, o consumo de glicose é reduzido significamente, em função da diminuição do metabolismo cerebral e da menor utilização periférica da glicose. Assim, se o consumo de carboidratos, especialmente aqueles de alto índice glicêmico - açúcar, arroz branco, batatas e massas -, acontecer no final da noite ou durante a madrugada, é possível que a liberação do GH seja inibida pela grande liberação de insulina decorrente do pico de glicemia, dificultando a lipólise durante o sono.
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Portanto, em função do prejuízo no metabolismo glicídico durante o sono, a orientação para a ingestão de carboidratos em refeições muito próximas ao horário de dormir deve ser feita de forma criteriosa. Quando o jantar acontece após atividades físicas ou em horários de trabalhos noturnos, a melhor conduta está relacionada ao controle glicêmico e qualitativo dos carboidratos, priorizando o consumo de carboidratos integrais, assegurando uma glicemia constante e a liberação normal de GH. Entretanto, se esta refeição acontece no início da noite, o equilíbrio na sua composição nutricional, bem como a redução calórica da dieta, associada à atividade física regular, serão condutas acertadas para o controle de peso.
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9 comentários:

Gabriel Valladares disse...

Essa é uma questão interessante... E treino judô às 19h:30 e chego em casa por volta das 21h:30 cheio de fome...

Sei que não é recomendável comer carboidrato essa hora, mas a fome é intensa. Então, o que vc sugere para essa refeição da noite, depois do treino?

CHRISTIANE VELOSO disse...

Sugiro refeições mais leves e carboidratos associados a fibras, pois dessa forma a absorção se torna mais lenta e o pico de glicemia não é tão elevado.

Gabriel Valladares disse...

Ok, obrigado!

Val disse...

oi me chamo valdineia tebnho um bebe de 4 meses tenho muita fome durante a noite meu atual e de 87 kilos tou muito gorda o que faço?

CHRISTIANE VELOSO disse...

Olá Valdineia! Tente comer sempre de 3 em 3 horas, dessa forma, vc controla mais o seu apetite. Procura fazer refeições saudáveis e, durante a noite, prefira alimentos mais leves como carne com salada, leite com fruta, sopa de legumes etc. Abraços!

Ligia Amada disse...

Ola, entrei em regime faz algum tempo, como de trs em tres horas, muitas frutas e leite. O almoço é tranquilo, porém no jantar, sinto muita fome, como se não tivesse comido nada durante o dia, e acabo comendo bastante na janta. Chego da academia as 21h, e geralmente meia hora depois eu janto( bastante). Isso prejudica muito o meu regime? Que refeição posso substituir na minha janta, que me sacie?

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Ligia! Comer muito a noite prejudica sim. É o período que o seu metabolismo está mais lento e o acúmulo de gordura é maior. Você deve fazer refeições leves e menores volumes - carnes, saladas, carboidratos integrais, sopas ou shakes com frutas são boas opções. Abraços!

Ligia Amada disse...

Ok, obrigada, mas tem algum por que de eu ter tanta fome? Talvez comer mais durante o dia ajudaria? Por que odeio ficar com fome.

Christiane Rocha Veloso disse...

Ligia, a fome e ansiedade é sempre maior no período da noite. Se você fraciona bem a sua alimentação durante o dia, consumindo alimentos integrais, frutas e verduras vai sentir mais saciedade e, consequentemente, menos fome no período da noite. Lembre-se de fazer um lanche reforçado e equilibrado antes da atividade física. Também ajuda muito. Abraços!