sábado, 31 de outubro de 2009

MACARRÃO INSTANTÂNEO FAZ MAL A SAÚDE

As dez principais versões de macarrão instantâneo, de diferentes fabricantes, fazem mal à saúde, segundo a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste). Por meio de análise dos produtos, a entidade constatou que o tempero em pó (que vem num saquinho) tem mais sódio que o valor total diário recomendado para o consumo e quantidades abusivas de glutamato monossódico, conhecido como realçador de sabor, que pode causar dependência. Nos macarrões, também foram encontradas quantidade excessiva de gordura.
.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de, no máximo, 2g de sódio ou 4g de sal. Entre os produtos avaliados, a menor concentração de sódio encontrada foi de 16g a cada 100g do sachê de tempero, no Nissin Lamen Light. As marcas Qualitá e Piraquê foram as que mais apresentaram a substância acima da quantidade ideal diária em seus produtos. Levando em conta que o sachê utilizado tem 8 g, a quantidade de sódio nos dois produtos com a pior avaliação é de 2,32 g - mais que a porção diária recomendada.
.
O sódio é utilizado como sal nos macarrões instantâneos e o consumo excessivo é fator de risco para problemas cardíacos e hipertensão. O sódio é necessário para o equilíbrio hídrico do corpo. Ele atua na transpiração, na urina e, no sangue, controla a saída e entrada de líquidos das células. Mas, em excesso, o sódio é o grande vilão da pressão arterial. Em relação aos perigos do glutamato monossódico, é utilizado para mascarar a pobreza de ingredientes. Ainda não há estudos que comprovem o impacto da substância no organismo. Ele atua como um realçador do sabor e existem indícios de que pode levar à dependência.
.
Enxaqueca, dor de cabeça, náusea, vermelhidão facial, dor no pescoço, queimação no peito, sudorese e ondas de calor são reações observadas pelos especialistas em pessoas que consomem grandes quantidades de glutamato. No macarrão da Maggi Lamenitos, a Pro Teste detectou até 242g por 1kg do produto. As marcas avaliadas foram Adria, Carrefour, Great Value, Maggi, Nissin Lamen, Piraquê, Qualitá, Renata Express, Maggi Lamenitos e Nissin Turma da Mônica.
.
Partilhar

15 comentários:

ArthurMySweetie disse...

Meu neto está com anemia e um médico que o atendeu falou que o miojo, causa osteoporose, é verdade que o macarrão instantaneo causa esse problema de saúde.

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Aline! O uso do macarrão instantâneo a longo prazo pode causar este tipo de problema sim. Principalmente, pelo excesso de sódio e conservantes. Acredito que a anemia do seu neto pode ter tb outras causas. Estimule o consumo de alimentos ricos em ferro, como por exemplo, verduras de folha verde escura, feijão, carnes magras e evite alimentos industrializados.

Néquinha disse...

Olá!
Minha filha de 2 anos e 8 meses pede miojo as vezes, mas ela só come crú! Eu só dou meia tarde, como lanchinho, após ela ter almoçado e comido fruta, suco, etc....
Dou pouquíssimo macarrão e quase nada do tempero. Um pacote de macarrão ela come em 5 ou 6 vezes, e o tempero uso tão pouco que ao final do pacote de massa o tempero vai bem mais da metade fora.
Dando crú, em poucas quantidades e esporádicamente, posso estar prejudicando sua saúde?
Sinceramente por mim eu não daria, mas ela já é tão enjoada pra comer porcarias, não come doce, bolacha, bolo, refrigerante, salgadinho, nada, que fico com pena quando ela pede, já que ela é super magra.
Obrigada

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Michele! Sendo esporadicamente e, se sua filha se alimenta bem normalmente, não tem pq se preocupar... proibir tudo que não é saudável das crianças é complicado tb... o segredo é ensiná-la controlar desde cedo. Abraços!

Néquinha disse...

Obrigada pela resposta! concordo com você sobre proibir tudo que não é saudável, já vi amigas que fazem isso e na primeira oportunidade que a criança tem ela acaba exagerando, como em festinhas e tal!
Parabéns pelo blog!
bjks

Amanda Araújo disse...

sou baba de uma criança de 2 aninhos,ele tem mais dois irmãos e eles gostam muito de nissin lamen,inclusive ele come um pacote desse macarrão sozinho...gostaria de saber quais serão as consequencias para ele?

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Amanda! As consequencias são a longo prazo e não quer dizer que vão ocorrer. A criança apresenta mais chances de apresentar obesidade, pressão alta e de desenvolver algum processo alérgico pelos corantes e conservantes presentes em alimentos industrializados. Beijos!

Unknown disse...

já tentei de todas as formas emagrecer com dietas, apartir de hoje estarei tentando com o macarrão miojo diet sem o tempero, usarei alho e pouco sal. Dentro de quinze dias informarei o resultado.

Unknown disse...

Márcio de Itaúna Mg. Estarei tentando mais uma dieta, desta vez usando o miojo sem seu tempero. Usarei alho e pouco sal. Dentro de quinze dias enviarei outra mensagem falando sobre os resultados.

Unknown disse...

Olá!
Meu nome é Gícia Regina
Tenho uma filha de 3 anos, ela sempre comeu miojo as vezes com o tempero que vem no pacote e outra vezes com temperos feitos em casa mesmo como se fosse para macarrão, mas também sempre se alimentou de outras comidas, mas a minha preocupação é que ja faz um tempo que ela começou a comer o macarrão do miojo cru, mas tbm so a massa, gostaria de saber quais o que isso poderá prejudicar a saude dela?

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Gícia! O fato da sua filha comer macarrão instantâneo é preocupante pela quantidade de sódio e conservantes que ele apresenta, principalmente, no tempero que é rico tb em corantes. Além disso o macarrão instantâneo não apresenta benefício à saúde. Eduque, desde já, para que ela consuma o macarrão de vez am quando. A obesidade infantil, aumento na pressão arterial, colesterol alto são consequencias de uma má alimentação. Um abraço!

Bill Joe disse...

Como nissim miojo todos os dias D:
e agora?

Bill Joe disse...

Como nissim miojo todos os dias D:
e agora?

Unknown disse...

Olá! Quero muito agradecer sua postagem.

Estou preocupado com alguns pais que utilizam boa parte da alimentação do seus filhos a base destes produtos.

Por favor, poderia ser postado uma pesquisa sobre as consequências a longo prazo desta dieta para crianças?

Vejo muitos pais usando destes produtos inadvertidamente.

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá! Agradeço a participação. Vou tentar uma postagem desse tipo. Abraços!