quinta-feira, 1 de março de 2012

BENEFÍCIOS DO TOFU


Descoberto na China há mais de 2.000 anos, é preparado atualmente em quase 40.000 fábricas no Japão. O Tofú é, de todos os produtos obtidos a partir do feijão de soja, o mais consumido em toda a Ásia Oriental. Quando consideramos os benefícios de um regime alimentar sem carne e procuramos uma outra fonte de proteínas, é habitual perguntar-se: "O que deverá ser usado em substituição da carne?" A resposta do Oriente é: Tofú! 

Feito a partir do feijão de soja (fonte importante de proteínas vegetais) água e um coagulante natural - o nigari (sal mineral natural concentrado) - este produto oriundo do Oriente (China e Japão), aonde vem sendo produzido e consumido em larga escala desde os tempos mais remotos da história, só muito recentemente surgiu no Ocidente, como alternativa ou suplemento para regimes alimentares baseados em proteínas animais.

De sabor adocicado, o Tofú - ou queijo de soja - desde logo passou a ser objeto de estudos e preparações culinárias por parte dos ocidentais. Dado que possui notável versatilidade, não foi difícil adaptá-lo à cozinha ocidental, dando origem a uma variedade enorme de aplicações e receitas bem saborosas e nutritivas. É o único dos alimentos de alto valor protéico que, simultaneamente, tem um valor calórico baixo, uma percentagem de gorduras saturadas escassa e total isenção de colesterol. O seu consumo pode ser de vital importância para garantir a boa saúde e longevidade. 

O Tofú é uma excelente fonte de cálcio, um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes. É também rico em outros minerais, como o ferro, o fósforo e o sódio e, ainda, em vitaminas do complexo B e vitamina E. Trata-se de um alimento que convida a uma vasta experimentação e criatividade. Pode ser apreciado nas mais diversas formas, dia após dia, proporcionando-nos riqueza de sabor e proteínas nas nossas refeições diárias. O primeiro livro Japonês sobre o Tofú. "Tofú Hyaku Chin", foi escrito há mais de 200 anos e já continha 100 receitas. 

Fonte: Vila Mulher

Partilhar

Nenhum comentário: