quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ

O maracujá devido as suas propriedades terapêuticas tem valor medicinal. As folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas têm efeito diurético. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação seja na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo. Mas 60% do fruto é casca, então nada melhor que aproveitá-la também.
.
Pesquisas realizadas recentemente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ , e testada em ratos, mostraram que a casca de maracujá desidratada e transformada em farinha é um alimento com alta concentração de fibras solúveis (pectina) e insolúveis. No nosso organismo a pectina forma um gel que, no caso da diabetes, dificulta a absorção de carboidratos, tornando-a mais lenta e evitando a hiperglicemia. Os estudos clínicos demonstram também os benefícios das fibras no controle do colesterol, no aumento da saciedade e maior tempo de esvaziamento gástrico, contribuindo para a perda de peso em indivíduos obesos e regularização da função intestinal, evitando certos tipos de câncer que se desenvolvem no intestino.
.
Pode ser usada nas refeições. Sugere-se usar uma ou duas colheres de sobremesa no leite, iogurte ou suco. Vale lembrar que a farinha de maracujá não cura a diabetes, enquanto for usada controla a velocidade de absorção da glicose, quando o uso é suspenso essa taxa pode voltar a subir.
.
Mundo Verde
.
Partilhar

4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde!
Gostei do texto sobre a casca de maracujá e tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer: quais as propriedades do chá da casca de abacaxi? Um chá como esse, que é diurético, tem interação medicamentosa com algum medicamento? Interfere em anticoncepcionais?

Obrigada!

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Marieli! O suco ou chá da casca de abacaxi melhora a circulação, alivia dores nas articulações, problemas digestivos e controla a pressão arterial, além de ser diurético. Nunca ouvi falar sobre interferência com medicamentos. Abraços!

Rosane disse...

Bom dia, gostaria de saber se além do suco, leite e iorgute, o pó da casca do maracujá pode ser tomado com agua, e de que forma, quente em forma de chá ou simplismente adiciona-lo em agua fria? na agua qual seria o procedimento correto? e quantas vezes ao dia o pó pode ser tomado ou deve ser tomado? aguardo resposta, obrigada!

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Rosane! Indico 1 ou 2 colheres de sopa por dia da farinha de maracujá. Pode consumir com água fria ou chá, quente ou frio. Mas acredito que ela não vai diluir bem, por isso indico mais o consumo no leite, iogurte, vitamina e feijão, além de ser mais saboroso. Abraços!