terça-feira, 10 de novembro de 2009

ESPORTE É CALMANTE NATURAL

A prática de exercícios físicos com regularidade é responsável pelo melhor condicionamento físico e também uma forma preventiva eficaz de afastar problemas cardíacos e de obesidade. Mas não é só isso. Os especialistas em todo o mundo garantem que a atividade física é fundamental na manutenção do equilíbrio emocional em todas as idades.
.
A explicação para isso, de acordo com Gilberto Fernando Xavier, professor associado do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo é simples. Fisicamente, nossos estados emocionais estão diretamente relacionados com as dinâmicas cerebrais: como o funcionamento dos neurotransmissores ou a quantidade de substâncias químicas produzidas e utilizadas pelo cérebro. “Quando realizamos esforço físico, nosso organismo aumenta a liberação de diversos neurotransmissores e hormônios que acabam alterando o funcionamento do próprio sistema nervoso.”
.
Uma dessas substâncias liberadas durante a prática de exercícios é a beta-endorfina e a serotonina. A beta-endorfina, além de gerar uma sensação de bem estar, altera o funcionamento de outros sistemas de neurotransmissores no sistema nervoso, o que contribui para um aumento da resistência ao estresse. Tanto a beta-endorfina quanto a serotonina têm papel fundamental nas áreas do cérebro que comandam nossas sensações de prazer e bem-estar.
De acordo com o especialista, os benefícios da atividade física no sistema nervoso já podem ser sentidos nos primeiros dias de atividade física. Porém, mudanças na química do cérebro se efetivam depois de aproximadamente 10 semanas de prática.
.Partilhar

Nenhum comentário: