terça-feira, 17 de novembro de 2009

COMO O PALADAR INFANTIL SE DESENVOLVE

Por que as primeiras papinhas do bebê precisam ter um sabor suave? A maneira como os alimentos são apresentados inicialmente é de fundamental importância para o futuro hábito alimentar das crianças, pois elas passam a gostar do alimento desta maneira.
.
Já foi comprovado que a criança nasce com preferência para o sabor adocicado; no entanto, a adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida, a oferta de alimentos doces em excesso pode fazer com que a criança se desinteresse por outros alimentos (cereais, verduras e legumes, alimentos que tem sabores menos intensos). Com relação ao teor de sal na dieta de lactentes, o mesmo deve ser reduzido, não apenas com o objetivo de contribuir para a formação de bons hábitos alimentares, como também para proteger o rim dos excessos de sódio que são danosos em curto e longo prazo, uma vez que a habilidade dos rins do lactente ainda não está totalmente desenvolvida antes do primeiro ano de vida.
.
Portanto, a introdução de alimentos muito condimetados ou muito doces poderá fazer com que a criança se habitue a ingerir alimentos não adequados (muito doces ou muito salgados) e tenha uma dieta pouco saudável quando adulta. O uso de sal e açúcar, por exemplo, deve ser feito com sempre com moderação. Atualmente já sabemos que o uso excessivo de sal pode predispor à pressão alta e o uso em excesso de açúcar, além de causar cáries pode fazer com que o bebê tenha preferênica pelo sabor doce e assim, aumentar o risco de obesidade no futuro. Além disso, o uso abusivo de açúcar e sal pode mascarar o sabor dos alimentos. Os alimentos têm sabores diferentes e próprios para cada tipo. O ideal é que não seja adicionado açúcar nas papas de frutas, uma vez que estas já são naturalemnte doces. No caso das papas de legumes os temperos, sempre naturais, podem ser utilizados, mas deve-se tomar cuidado com o uso abusivo, pois estes podem mascarar o sabor natural de cada alimento. O sal deve sempre ser utilizado com moderação.
.
Revista Crescer
.Partilhar

Nenhum comentário: