sábado, 14 de novembro de 2009

CEREAIS INTEGRAIS: OS PROMOTORES DA SAÚDE

Muitas pessoas pensam que ao ingerir cereais integrais, estarão aumentando apenas a quantidade de fibras da sua dieta, mas isso não é verdade, este componente do nosso cardápio é mais rico do que se possa imaginar.
.
Para que um grão seja considerado integral, é preciso que este esteja completo, ou seja, possua três camadas: o farelo, denominado comumente de casca, o endosperma, porção intermediária e o gérmen, que é a semente. O farelo, que compõem a camada mais externa, é rico em fibra, vitamina B, proteína e microminerais; o endosperma constitui uma excelente fonte de energia para o corpo, pois fornece carboidratos complexos; e o gérmen, que por sua vez, possui alta quantidade de minerais, vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes (substâncias naturais, presentes nas plantas, que fazem bem ao organismo).
.
SAIBA OS BENEFÍCIOS DAS FIBRAS
.
- Ajudam a prevenir a prisão de ventre, auxiliando no bom funcionamento intestinal;
- Ajudam a diminuir as taxas de colesterol no sangue;
- Produzem uma sensação de saciedade que ajuda na manutenção e na perda de peso;
- Auxiliam na manutenção dos níveis de açúcar no sangue;
- Reduzem o risco de alguns tipos de câncer, especialmente os associados à obesidade (no intestino e no estômago);
- Integram dietas saudáveis, com baixas calorias, contribuindo para a diminuição de problemas cardiovasculares.
.
Quando os grãos integrais passam pelo processo de industrialização, tornam-se refinados. São “jogadas fora” as porções do farelo e da semente, infelizmente isto resulta na perda de 3/4 das vitaminas e minerais. Fique de olho nos rótulos dos produtos antes de colocá-los no carrinho do supermercado. Embalagens com a palavra "integral" impressa, devem fazer parte do prato nosso de cada dia. Estudos revelam que o ideal é ingerir de 2 a 3 porções, ou 85 gramas de cereais integrais ao dia. São alimentos que fazem parte deste grupo: arroz, biscoito e pão integral, aveia, centeio, cevada, milho e trigo entre outros.
.
Partilhar

Nenhum comentário: