sexta-feira, 26 de junho de 2009

OVOS TERÃO EMBALAGENS COM ADVERTÊNCIAS SOBRE CONSUMO

Foi aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos vendidos no país, de advertências sobre o consumo do produto. Para isso, torna-se necessário que as embalagens contenham as seguintes frases: “Manter ovos preferencialmente refrigerados” e “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde”. O consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença.
.
A norma vem com o intuito de alertar a população para evitar a transmissão de salmonella pelo ovo. “O sintoma mais comum da infecção por Samonella é a diarréia, mas algumas pessoas podem apresentar náuseas, vômito, dor abdominal e cefaléia”, explica a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.
.
O ovo é o principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no país, de acordo com estudo do Ministério da Saúde. Entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença notificados.
.
Para evitar a salmonella, a ANVISA dá algumas dicas:
.
1. Lavar bem utensílios e mãos depois de manipular carne de aves e ovos crus;
2. Cozinhar bem os alimentos;
3. Evitar consumo de produtos preparados com ovos crus;
4. Não usar os mesmos para preparar alimentos crus e cozidos;
5. Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes;
6. Proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.
.Partilhar

Nenhum comentário: