terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SERÁ QUE É INTEGRAL?

Eles tomaram de assalto as prateleiras dos grandes supermercados. A oferta de alimentos integrais e orgânicos aumenta a olhos vistos no Brasil. Mas, antes de colocar um desses produtos no carrinho, vale se indagar: será que é integral mesmo? E como ter certeza de que uma carne é realmente orgânica?
.
Para começo de conversa, são considerados integrais aqueles grãos e cereais, como arroz, trigo e aveia, que não passam por um processo de refinamento. Dessa forma, como a casca e a película não são descartadas, preserva-se boa parte dos nutrientes e das fibras. “Eles agem como uma vassourinha no nosso organismo”, diz a nutricionista Maria Aquimara Zambone.
.
Em outras palavras, incluir essas opções no cardápio ajuda a reduzir os níveis de colesterol, permite controlar as taxas de açúcar no sangue e contribui para o emagrecimento. O problema é que não há nenhum tipo de regra sobre a fabricação desses produtos no país, segundo a Anvisa. E por causa da falta de parâmetros cada empresa adota os critérios que bem entender.
.
A DICA É SEMPRE FICAR DE OLHO NO RÓTULO!
.
Quanto mais fibra houver em uma porção do alimento, mais integral ele é de verdade. Exemplo: em determinadas marcas, há o equivalente a 4,8 gramas de fibra em 1 fatia e meia do pão. Já em outras versões integrais, você encontrará apenas 3,4 gramas da substância na mesma porção. Cabe a você analisar a quantidade de fibra equivalente à porção de pão identificada nos rótulos.
.
Veja a matéria completa na Revista Saúde
Veja também...

Os superpoderes do amaranto
Dieta sem glúten, emagrece?
Pão branco não engorda mais que o integral

.Partilhar

Nenhum comentário: