domingo, 22 de abril de 2012

MIOJO MILAGROSO?

Você já deve ter ouvido falar do macarrão milagroso que parece ser a receita da chef e apresentadora Nigella Lawson, do GNT, para emagrecer. 

Conhecido como itokonnyaku ou konnyaku, é composto por 97% de água e 3% de fibras de glucomanan, substância viscosa extraída da fibra de konnyaku, raiz da família do inhame. Tradicional na culinária japonesa, em outros países o miojo que emagrece também pode levar o nome de konjac e shirataki. Mas será que o macarrão milagroso emagrece?

De acordo com a nutricionista Marina Capella, o macarrão possui apenas 10 calorias por porção e também pode diminuir a fome: “Isso acontece por que o glucomanan retém água no estômago e se transforma em um gel. O macarrão acaba preenchendo espaço considerável, dando a sensação de saciedade precoce. Como consequência, a pessoa acaba comendo menos”. 

NÃO DEVE SER BASE DA DIETA

Marina Capella explica que o macarrão emagrece por que é feito basicamente de água e fibras, mas faltam nutrientes essenciais para a saúde: “Ele praticamente não contém calorias, mas também faltam proteínas, sais minerais e vitaminas. Se o miojo milagroso for a base de uma dieta, vão faltar nutrientes importantes para o organismo, incluindo os carboidratos”.

Segundo a nutricionista, o macarrão que emagrece pode ser inserido no cardápio, desde que não seja a única fonte de alimentação. “Não há nenhum problema se ele for usado para substituir o macarrão tradicional. Como não tem gosto, recomendo cautela na busca por sabor, que pode resultar em muitas calorias desnecessárias em molhos gordurosos, por exemplo. O ideal é combiná-lo com legumes cozidos no vapor, frango grelhado ou filé de peixe”, recomenda Marina. A nutricionista diz que o macarrão pode servir para fazer uma espécie de yakissoba sem molho shoyo. “O shoyo contém muito sódio, que retém líquidos e não é interessante para quem quer perder peso. Recomendo temperá-lo com ervas aromáticas”, diz. 

FIBRA QUE COMPÕE O MACARRÃO PODE SER CONSUMIDA EM CÁPSULAS

O macarrão à base de glucomanan é uma novidade no Brasil, mas a substância já era prescrita por nutricionistas por aqui para diminuir a fome. “O ideal é que ele seja manipulado e prescrito por profissionais especializados, mas o glucomanan em cápsulas também pode ser encontrado em casas de produtos naturais. O macarrão itokonnyaku pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de artigos para culinária japonesa.

A nutricionista explica que o consumo do glucomanan manipulado tem alguns efeitos colaterais. Como a substância é o ingrediente principal do macarrão que emagrece, ela recomenda atenção ao consumo. “É possível que haja efeito laxativo com o consumo regular. Em excesso, ele também pode reduzir a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K”, orienta a nutricionista.

Retirados dos site gnt.globo e dietaperderpesorapido.com

Partilhar

Um comentário:

Anônimo disse...

Revendo o "Miojo milagroso" konjac em Minas Gerais, em Belo Horizonte e Regiao, entrego Gratis, com pagamento no ato do recebimento.
quem se interessar me envie um email: dannisouto@yahoo.com.br
Chega de ser gorda, media de emagrecimento de 6 quilos por semana.... é muito bom !!! vale a pena.