quarta-feira, 4 de abril de 2012

CAFÉ VERDE PODE AUXILIAR NA PERDA DE PESO

Você adora um cafezinho no meio da tarde? Além de dar energia, um novo estudo aponta que o extrato dos grãos pode ajudar a emagrecer. Liderado pelo químico Joe Vinson, da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, Estados Unidos, o estudo sugere que o ácido clorogênico, presente apenas nos grãos não torrados, poderia auxiliar na perda de até 10% do peso.

CAFÉ TORRADO NÃO POSSUI OS MESMOS BENEFÍCIOS

No estudo, os voluntários ingeriram o extrato dos grãos de café não torrado (ou café verde), mas também controlaram a alimentação e praticaram atividades físicas regulares. O pesquisador explica que o ácido clorogênico não está presente na bebida preparada com o pó de café, já que o processo de torra atinge 240°C, afetando a composição nutricional dos grãos. Estudos anteriores ainda revelaram que o ácido clorogênico é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres presentes no organismo.

EXTRATO PODE SER CONSUMIDO EM CÁPSULAS

O processo de torra do café é responsável pelo característico tom marrom que os grãos adquirem, assim como aroma e sabor característicos. Os grãos de café não torrados apresentam sabor mais amargo, mas o estudo revelou que as cápsulas com extrato de café verde contêm as mesmas propriedades do produto in natura. As cápsulas podem ser encontradas em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

A pesquisa analisou 16 voluntários obesos, com idades entre 22 e 26 anos. Durante 22 semanas, os voluntários alternaram o consumo de placebo e doses de 1050mg e 700 mg do produto extrato de grãos de café não torrados. No período, os participantes perderam 7kg, o que corresponde a cerca de 10% do peso total e 16% da gordura corporal. A pesquisa não encontrou efeitos colaterais no consumo do extrato dos grãos de café verde.

Fonte: gnt.globo

Partilhar

Nenhum comentário: