quarta-feira, 8 de julho de 2009

INDUSTRIALIZADOS ANTES DOS 6 MESES

Os erros na alimentação da criança estão acontecendo cada vez mais cedo. É o que mostrou uma pesquisa realizada pelo Departamento de Pediatria da Unifesp. Ela revelou que antes mesmo dos 3 meses de idade há pais que oferecem aos filhos alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, como macarrão instantâneo, sucos artificiais e salgadinhos.
.
Além de prejudicar o período de amamentação exclusiva, que deve acontecer até os 6 meses, essa atitude contribui para a obesidade e o aparecimento de doenças associadas a ela, como colesterol, diabetes, hipertensão. Segundo Maysa Helena de Aguiar Toloni, nutricionista e autora da pesquisa, existe ainda risco de a criança apresentar reações alérgicas e carência de minerais e vitaminas, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento.
.
O estudo, que avaliou 270 pais de crianças de berçários de creches públicas da capital paulista, mostrou que, antes de a criança ter 1 ano, 87% dos entrevistados já tinham lhes oferecido açúcar, 88%, chás e 73%, mel. Este último, aliás, se consumido antes do primeiro ano de vida, traz risco de a criança contrair botulismo. Também entraram para a lista de alimentos consumidos antes dos 6 meses refrigerante e açúcar refinado.
.
Para a pesquisadora, como esse trabalho foi realizado com famílias de menor nível socioeconômico, fica evidente que esses erros são derivados da falta de informações em relação à saúde dos filhos e a influência que a publicidade tem sob as escolhas alimentares que fazem para as crianças.
.
Revista Crescer
.
Partilhar

Nenhum comentário: