sexta-feira, 24 de julho de 2009

MÁ CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PODE CAUSAR INTOXICAÇÃO

Ovos na porta da geladeira, superfície de madeira para cortar a carne e o velho pano úmido na pia. É assim que funciona a cozinha da sua casa? Abra o olho, alertam especialistas. A falta de cuidados pode levar a Doenças de Transmissão Alimentar (DTA), problema que atinge gravemente idosos, gestantes, crianças e pessoas com baixa imunidade.
.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, órgão da ONU), no ano passado 82 milhões de brasileiros (43% da população do País) foram internadas com intoxicação alimentar e mais de 6 mil morreram. Metade das contaminações ocorreu dentro de casa.
.
Os ambientes perfeitos para a proliferação de bactérias, fungos e protozoários são os de temperatura próxima a 37 graus. "Mas a maioria desses micro-organismos se multiplica dentro da faixa entre 4 e 60 graus. Para impedir o problema, só submetendo os alimentos a temperaturas superiores a 70 graus", orienta a pesquisadora Tatiana Pastorello, do projeto Cuidar dos Alimentos, da Fiocruz. Depois de pronta, a comida não deve ficar mais de duas horas fora da geladeira.
.
Contaminação Cruzada
.
Na cozinha, nada de manipular diferentes alimentos sem lavar as mãos. "Leva-se micro-organismos de um para outro", explica Tatiana. Usar a mesma faca, sem lavar, para cortar produtos distintos é perigoso. "Em churrascos acontece muito: a faca que corta a carne crua é a mesma que fatia o alimento servido", diz. Alimento cozido não está livre do risco de ser contaminado, se tiver contato com alimento cru, que é onde os micro-organismos proliferam. O problema ocorre com facilidade ao se colocar, na mesma vasilha, carne crua e alimentos cozidos ou quando a mesma tábua de carne é usada, ainda suja, para cortar alimentos "in natura", como temperos e saladas.
.
O ovo é um dos alimentos que mais recebe ressalvas. "Pode transmitir salmonella. Se a casca quebrar, há risco de contaminar a gema. Colocá-los na porta da geladeira é arriscado: o abre e fecha causa microfissuras que provocam o contágio", orienta o microbiologista Roberto Martins Figueiredo. "Comer ovo cru ou com a gema mole é perigoso", diz. Ele lembra ainda que alimentos folhosos devem ser bem lavados em água corrente.
.
O Dia
.Partilhar

2 comentários:

Keyla Chris disse...

São coisas q já sabemos né Chris ,mas que na correria do dia-a-dia acabam por serem esquecidos.Valeu pelo alerta!
Obrigada pelos posts sempre.
bjs

Christiane Rocha Veloso disse...

Isso mesmo Keyla! E coisas importantíssimas que acabamos esquecendo, não é mesmo? Beijos!