quinta-feira, 2 de julho de 2009

CHÁ E CAFÉ PODEM DIMINUIR A ABSORÇÃO DE FERRO

Pesquisa foi feita com americanos que fizeram refeição com bebidas. Efeito, no entanto, não é muito grande e traz poucos riscos reais.
.
Com seus antioxidantes em abundância e níveis relativamente moderados de cafeína, o chá é uma das bebidas mais saudáveis que existem. No entanto, dizem que beber chá bloqueia a absorção do ferro dos alimentos, podendo causar deficiência do elemento.
.
Estudos mostraram que existe um pouco de verdade nessa afirmação. Compostos do chá, chamados de taninos, podem aderir aos minerais e reduzir a capacidade do copo de absorvê-los. Embora isso possa diminuir os níveis de ferro no corpo, estudos também descobriram que os impactos não são tão fortes. Em um estudo, cientistas examinaram os efeitos da seguinte forma: pediram que participantes comessem uma refeição típica – uma carne, feijão e purê de batata – e depois mediram os níveis de ferro quando a refeição estava acompanhada de diversas bebidas. Quando os participantes comiam a refeição com chá, havia uma redução de 62% na absorção do ferro. Beber café resultava em uma redução de 53%. O suco de laranja aumentava a absorção do elemento em cerca de 85%.
.
No entanto, há um porém. O café e o chá afetavam somente os níveis de ferro não-hemo, o mesmo encontrado em grãos e vegetais. O ferro hemo, encontrado em carnes, peixes e aves, não foi afetado. Pelo fato de que a maioria dos americanos geralmente ingere mais ferro através da alimentação do que o necessário, uma ou duas xícaras diárias de café ou chá têm pouca probabilidade de causar baixos níveis de ferro no corpo.
.
Ciência e Saúde - Globo
.Partilhar

Nenhum comentário: