quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PREVENIR A OSTEOPOROSE É O MELHOR REMÉDIO

Suplementos alimentares que propõem ajudar as mulheres na menopausa a manterem a saúde óssea podem não estar cumprindo o que prometem, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade Purdue (EUA).
.
"Nós descobrimos que algumas isoflavonas derivadas de plantas têm um efeito modesto na supressão da perda de massa óssea durante o período pós-menopausa, mas o mais preocupante é que muitos suplementos afirmam que têm o poder do estrogênio e não têm," diz a Dra. Connie Weaver.
.
Durante e após a menopausa as mulheres produzem menos estrogênio, o que pode levar a uma perda óssea. A terapia de reposição hormonal de estrogênio foi o tratamento tradicional por muito tempo, mas ele não é mais recomendado por estar associado com um elevado risco de ataque cardíaco, embolia e câncer de mama. Enquanto isso, algumas mulheres têm apresentado severos efeitos colaterais derivados do uso a longo prazo dos bisfosfonatos, a principal classe de medicamentos contra a osteoporose.
.
É melhor construir um esqueleto saudável do que precisar de remédios para consertá-lo mais tarde. Ossos saudáveis podem ser mantidos com uma dieta rica em cálcio e com exercícios regulares que incluam treinamentos de resistência.
.
Diário da Saúde
.Partilhar

2 comentários:

Unknown disse...

quero uma dieta com alimentos ricos em calcio para previnir a osteoporose,pois ja com 30anos apresentou na minha coluna osteoporose...me responda,gostaria de saber o que evitar e o que comer para melhorar!!!obg

Christiane Rocha Veloso disse...

Leite e derivados e vegetais de folhas verde escura são ricos em cálcio e auxiliam na prevenção da osteoporose. Atividade física regularmente tb é essencial para a prevenção. Abraços!