terça-feira, 29 de setembro de 2009

A ESCOLHA PELO VEGETARIANISMO

Pode-se considerar este tema como sendo uma dúvida muito presente no cotidiano de vários indivíduos. Será que a opção pelo vegetarianismo irá fazer mal, e causar doença? Na maioria das vezes os adeptos da dieta vegetariana são aquelas pessoas que anseiam por mudanças em busca de uma alimentação mais saudável, e também por indivíduos antenados nas questões ecológicas ou até mesmo devido a crenças filosóficas ou religiosas.
.
Assim como os vegetarianos não consomem alimentos de origem animal, têm-se também outras formas de vegetarianismo, são elas:
.
OVOLACTOVEGETARIANISMO: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.
LACTOVEGETARIANISMO: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne.
OVOVEGETARIANISMO: Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.
.
O maior cuidado deve estar relacionado à obtenção das proteínas e seus respectivos aminoácidos, vitaminas e minerais. Desta forma deve-se ter uma alimentação adequada com o objetivo de obter os nutrientes suficientes para o organismo ter um bom funcionamento.
.
A alimentação vegetariana é capaz sim de prover ao organismo quantidades, em equilíbrio, dos aminoácidos essenciais. Cereais integrais e leguminosas, principalmente a soja são alimentos ricos em proteínas. Os vegetarianos não restritos, ou seja, aqueles que consomem laticínios e ovo conseguem com maior facilidade atingir níveis ideais de vitaminas e minerais. Os vegetarianos restritos tendem a desenvolver deficiências relacionadas ao cálcio, ferro e vitamina B12, as quais podem e devem ser suplementadas. São alimentos indicados neste caso: folhas verdes escuras, cereais, grãos e sementes, os laticínios, os ovos e os peixes fornecem vitamina B12. Quanto ao ferro, dificilmente se atinge as necessidades nutricionais deste mineral. Isto pode ser explicado porque os vegetais são fontes de ferro não-heme, ou seja, a sua forma menos absorvida em relação ao ferro heme encontrado em carnes, peixes e aves. Desta forma, é importante a inclusão de alimentos fontes de vitamina C, como, por exemplo, suco de laranja ou de limão, potencializando, assim, a sua absorção.
.Partilhar

Nenhum comentário: