quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS

Os alimentos probióticos e prebióticos são classificados como funcionais por ajudarem na prevenção e combate de várias doenças cardiovasculares, câncer, infecções intestinais, diabetes tipo 2, obesidades, entre outras.
.
Os probióticos são alimentos que contém microorganismos vivos que beneficiam a saúde do homem, melhorando seu balanço microbiano intestinal. Estão disponíveis em poucos produtos alimentares, como leites fermentados e alguns tipos de iogurtes. Vale a pena também combinar a ingestão desses alimentos em uma dieta diária que contenha cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, além de aspargo e da alcachofra. Esses alimentos são chamados de prébióticos e tornam o ambiente intestinal mais ácido, protegendo-o contra bactérias patogênicas.
.
As bactérias probióticas empregadas hoje, principalmente em leites fermentados e em alguns iogurtes, atuam no balanço da microflora intestinal perturbada e nas disfunções do trato intestinal. Entre os benefícios relatados estão:
.
* Prevenção e redução de diarréia;
* Restabelecimento da integridade da mucosa intestinal;
* Prevenção e controle da câncer de cólon ( intestino grosso);
* Melhora no sistema imunológico (maior resistência às infecções), através de uma maior produção de células protetoras;
* Controle da hipertensão;
* Melhora da constipação;
* Melhora da alergia a certos alimentos, incluindo intolerância à lactose;
* Redução do colesterol;
* Melhor absorção de cálcio e ferro.
* Aumento significativo do valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos.
.
O consumo destes alimentos deve ser estimulado. Os dois podem ser encontrados em alimentos e também em medicamentos. Porém, é primordial consultar um especialista para saber exatamente quais as melhores fontes destas substâncias. É importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente aos alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.
.
Bem Leve
.Partilhar

Nenhum comentário: