sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PÊSSEGO

O nome do pêssego vem da palavra latina “pérsica”. Ele foi dado à fruta pelos antigos gregos e romanos, já que eles acreditavam ser uma planta vinda da Pérsia. O pêssego, porém, não veio da antiga Pérsia, atual Irã, e sim da China.
.
O pêssego é uma fruta de baixo teor calórico e é rico em fibras, especialmente em pectina que além de contribuir para o bom funcionamento do intestino, ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Dentro os nutrientes, encontramos o potássio, manganês, vitamina C e niacina. A Niacina é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
.
Na hora da compra, deve-se dar preferência aos de casca firme, mas não dura. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira, onde se conservam por uma a duas semanas. Mas, atenção: os pêssegos não devem ser lavados, a não ser pouco antes de serem servidos. Os que estiverem muito maduros ou com algumas manchas, devem ser aproveitados o mais rápido possível. O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade e preço convidativo.
.
Partilhar

Nenhum comentário: