terça-feira, 2 de março de 2010

COM CASCA E TUDO!

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Quem nunca ouviu que o melhor prato é aquele cheio de cores, de alimentos pouco processados e de vegetais? Mas quantas vezes você já escutou que as cascas e as folhas podem ser até mais nutritivas do que a própria polpa? Não é a toa que deveriam fazer parte do cardápio. A casca da laranja, por exemplo, contém maiores quantidades de fibras, potássio e fósforo que a polpa. A do pepino é rica em fibras, carotenoides, cálcio, potássio e fósforo. Mesmo assim, quantas vezes elas não foram parar na lata de lixo?
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Um estudo feito pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu em parceria com o Sesi-SP descobriu que as cascas, folhas e talos podem ser mais interessantes do que a polpa quando a questão é nutrição. "Os vegetais e suas cascas são fontes de substâncias que protegem o organismo de doenças como câncer, diabetes e Alzheimer", comenta Maria Rosecler Miranda Rossetto, uma das pesquisadoras da Unesp.
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VEJA ALGUNS NUTRIENTES OCULTOS
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* Carotenoides: O brócolis surpreendeu nos testes. Suas folhas são mais ricas que o talo em oito nutrientes, entre eles, os carotenoides, que aparecem em concentração cerca de 20 vezes maior. E nem precisa de muita criatividade para o consumo: elas podem ser cozidas junto ao vegetal. Entre as cascas, quem vence em quantidade de carotenoides é a manga, com 30,36 gramas dessa substância, contra 17,3 gramas da polpa.
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* Fósforo: A casca da laranja é outra aliada para se ter ossos fortes e saudáveis. Nela, a concentração de fósforo, mineral essencial para manter a saúde de ossos e dentes (junto ao cálcio) é abundante. Além disso, a casca contém quantidade maior de carboidratos que a polpa, fundamentais para produzir energia para as tarefas do dia-a-dia.
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* Potássio: Na casca do pepino, a concentração de potássio é uma das maiores, sendo um ótimo aliado ao controle da pressão arterial. Para se ter ideia, 100 gramas de banana têm cerca de 0,45 gramas de potássio, enquanto a mesma quantidade de casca de pepino tem 7,21 gramas. Não é de se jogar fora!
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* Vitamina C: A banana, além de controlar a hipertensão, fortalecer os músculos e minimizar os sintomas da TPM, possui vitamina C na casca, assim como, o talo da beterraba. Sendo assim, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. Apesar de ser encontrada em todas as frutas ácidas - como abacaxi, acerola, laranja, kiwi, caju, morango, e em folhas como rúcula e espinafre, a da casca da banana e do talo da beterraba têm um gostinho especial, pois não costumam ser aproveitadas. Quem já provou bolos com cascas de banana pode confirmar o que estava perdendo!
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* Fibras: A casca da maçã e cenoura é imprescindível para quem deseja o intestino funcionando como um relógio. Elas contêm mais fibras do que a própria polpa: a casca da maçã chega a ter três vezes mais fibras que a polpa. Esses nutrientes regulam o funcionamento intestinal, protegem contra doenças cardiovasculares, reduzem o risco para alguns tipos de câncer e ainda auxiliam na perda de peso.
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* Cálcio: Na rama da cenoura, encontra-se boas quantidades de cálcio. Essas folhinhas, muitas vezes deixadas de lado, tem dez vezes o cálcio presente na polpa do vegetal.
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Adaptado da Revista Vida Natural
Veja mais:
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2 comentários:

Nilde disse...

amei as dicass sobre as cascas,realmente elas são tudo de bom!!!!!!!!
Parabenspelalindamateria

Talita Maryelle disse...

Olá!!

Adorei esta matéria, vou imprimir e adaptar a minha rotina é de muita utilidade!!
bjS!!