sexta-feira, 28 de maio de 2010

PERDI PESO, MAS NÃO CHEGUEI AO PESO IDEAL

Muitos afirmam que conseguem reduzir o peso facilmente no início do regime e quando alcançam um determinado peso, simplesmente “empacam” e não perdem mais. “Sempre que chego a esse peso eu não perco mais.” Mas, porque isso acontece?
.
Na verdade, fazer regime é um exercício duro de ser implementado. Exige estratégias possíveis de serem realizadas, resitência para vencer o cansaço, criatividade para vencer a monotonia e até uma certa dose de teimosia. É uma guerra! Muitas vezes, ao alcançar uma perda variável de peso a pessoa simplemente para de emagrecer e isso pode acontecer por vários fatores.
.
À medida em que perdemos peso, nossa queima calórica vai se reduzindo, como uma forma do nosso corpo se proteger das nossas restrições e com isso, muitas vezes, a dieta que inicialmente fazia efeito, passa a não fazer mais. Mas o fator mais importante para empacar os regimes é mesmo o cansaço da dieta. As pessoas passam a ser mais condescendentes, menos rigorosas com a dieta e mais permissivas com a quantidade e com os tipos de alimentos, “antes” muito bem regulados...
.
Para dificultar ainda mais a dieta, o peso, embora ainda não ideal, “já não está tão fora do normal” e ainda ouvimos comentários de que estamos ótimos. Isso mina a nossa resistência e dificulta a continuidade do regime. Como ainda não chegamos ao peso ideal, a manutenção também é impossível, pois não temos pique para manter um peso que ainda não é o ideal. Neste estágio, pode ocorrer o pior... voltamos a engordar! Afastando de vez a possibilidade do regime dar certo... e o efeito sanfona prevalece até que tenhamos novo ânimo para recomeçar um novo ciclo.
.
Por isso, a importância de variar o cardápio sempre e substituir alguns alimentos por outros de igual valor nutricional e calórico. Intercalar com dietas desintoxicantes também costuma apresentar um bom resultado. O que não vale é desanimar e perder o pique da dieta. Portanto, muita força de vontade e atividade física, pois recomeçar, concerteza, é muito mais doloroso!
.
Fonte: Blog Comer sem Culpa
Veja também:
Sinal verde para o sanduíche
Farinha da casca do maracujá
Para emagrecer evite os vícios
.Partilhar

Nenhum comentário: