quarta-feira, 29 de setembro de 2010

GORDURA DO PORCO SE CONCENTRA NA PELE

Aproximadamente 70% da área gordurosa do suíno está localizada debaixo da pele (toucinho) e apenas 30% no restante do corpo. Sem a pele, a carne de porco apresenta baixos teores de gordura. No interior dos músculos, a quantidade encontrada de gordura é igual à da carne de frango, por exemplo.
.
A carne suína contém 65% de gordura do tipo insaturada, ou seja, aquela que beneficia o colesterol no sangue, enquanto que o restante, 35%, é saturada, a que estimula e aumenta a produção do colesterol "ruim".
.
A carne suína é excelente fonte de vitaminas do complexo B, como a tiamina, riboflavina ,B-6 e B-12, e de cálcio, fósforo, zinco, ferro e potássio, mineral que ajuda na redução dos níveis de sódio, que retém água no corpo em pessoas com pressão alta.
.
Das cerca de 1.800 calorias que um indivíduo consome diariamente, em média, 30% (540 cal ou 60g) são de gordura (lipídios). Por isso, àqueles que abominam a simples menção da palavra "gordura" tomem nota porque ela é vital para o funcionamento do nosso organismo. Vale lembrar que o porco, o boi, as aves, a ovelha, por exemplo, têm altos índices de gordura saturada, que podem elevar o nível do colesterol e aumentar o risco de doenças cardíacas. Na hora de comer, portanto, escolha alimentos que contenham gorduras insaturadas, que são encontradas nos vegetais e na carne de peixe.
.
A função da gordura é a de "carregar" as vitaminas para as diversas partes do corpo, auxiliar no funcionamento do intestino e do fígado, e suprir, com o menor volume possível de comida, as necessidades de energia do corpo. Sem a ingestão das gorduras por um longo período de tempo, os danos podem ocorrer no cérebro, provocando danos ao desenvolvimento intelectual.
.
Fonte: Folha Uol
Veja mais...
Comer carne de porco é seguro
Novo estudo diz que carne é vilã das dietas
O mapa do boi

.Partilhar

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom seu blog Cristiane,moramos pertinho...minha prima mora em Divinopolis (ela é a Junia Matos do laboratorio lister)

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Jaqueline! Obrigada! Continue acessando sempre. Conheço o laboratório Lister aqui em Divinópolis. Beijos!