terça-feira, 28 de junho de 2011

AS CALORIAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS

No ano passado, o professor de Nutrição da Universidade do Estado do Kansas (EUA), Mark Haub, emagreceu 12 kg depois de fazer uma dieta de dois meses na qual só se alimentava com guloseimas. O experimento serviu para mostrar que não importa quantas calorias você corte por dia - no caso de Haub, ele reduziu de 2.600 para 1.800 a ingestão diária de calorias - você vai emagrecer, mesmo que a dieta seja nutritivamente pobre. Todos que conhecem as calorias, que são unidades de energia, sabem disso, como divulgou a revista Cooking Light.

O mais bacana na dieta criada por Haub é que ela conseguiu mostrar que as calorias não são iguais. Novos estudos mostram que o corpo pode queimar calorias de alimentos crus melhor do que dos alimentos processados, como as guloseimas ingeridas pelo professor de Nutrição. Essencialmente, parece que o corpo queima alimentos mais quentes e inteiros, usando "combustível" saudável ao mesmo tempo. A notícia é ótima porque a maioria das dietas da moda é sobrecarregada de calorias ou pobres em nutrientes.

Cientistas da Pomona College, na Califórnia (EUA) estão se preparando para publicar um livro sobre um estudo interessante sobre as implicações para quem quer manter um peso saudável comendo boa comida. Os pesquisadores alimentaram voluntários com duas refeições com o número exato de calorias. A única diferença é que um grupo recebia alimentos processados e o outro não. Assim, o grupo A recebeu sanduíches de queijo com pão integral, enquanto o grupo B recebeu sanduíches de queijo processado no pão branco.

O resultado, publicado no periódico médico Food & Nutrition Research, descobriu que os alimentos processados reduzem a termogênese, ou seja, a quantidade de calorias queimadas enquanto nos alimentamos e as digerimos, em cerca de 50% comparada aos alimentos inteiros. As calorias queimadas em um sanduíche podem ser pequenas, mas são capazes de acelerar o metabolismo em até 10% quando contêm alimentos inteiros, crus e integrais, por causa do chamado efeito térmico. Embora seja necessário mais estudos sobre os efeitos dos alimentos inteiros no metabolismo, sabemos que eles são melhores por serem mais nutritivos e, em geral, menos calóricos.

Os Vigilantes do Peso reconhecem as diferenças na maneira com a qual nosso corpo reage às calorias e incentiva os pacientes em busca de emagrecimento a darem preferência aos alimentos integrais e crus. Saber reconhecer as calorias é essencial para lutar contra a obesidade e obter sucesso nas dietas. Mas contar as calorias apenas é chato e não é o ideal para resolver o problema. Substituir os alimentos processados por vegetais, frutas e grãos integrais acaba sendo melhor para a saúde como um todo, pois eles aumentam a quantidade de fibras, potássio, cálcio e vitaminas D no organismo.

Fonte: Terra
Veja mais...
Fique de olho nas calorias das bebidas
Caloria: é só isso que importa para emagrecer?
Cuidado na hora de trocar o refrigerante pelo suco

. Partilhar

quinta-feira, 23 de junho de 2011

MORANGOS REFORÇAM GLÓBULOS VERMELHOS

Um estudo científico da Universidade Politécnica de Marche (UNIVPM, na Itália) e a Universidade de Granada (UGR, Espanha) apontam que os morangos fortalecem os glóbulos vermelhos frente o estresse oxidativo, um desequilíbrio relacionado com diversas doenças.

Até agora tinha tentado confirmar a capacidade antioxidante dos morangos mediante experimentos 'in vitro', mas agora, o grupo de pesquisadores conseguiu demonstrá-la 'in vivo'.
Para isso, segundo publicam na revista Food Chemistry, deram a 12 voluntários 500 gramas diários de morangos (da variedade 'Sveva') ao longo de cada jornada.

Durante 16 dias foram tiradas mostras de sangue: em quatro, oito, 12 e 16 dias, e um mês mais tarde. Os resultados revelam que o consumo regular desta fruta pode melhorar a capacidade antioxidante do plasma sanguíneo e a resistência dos glóbulos vermelhos a sua hemólise (fragmentação) oxidativa.

"Averiguamos que algumas variedades de morangos apresentam maior resistência dos eritrócitos frente o estresse oxidativo, o que pode ser muito representativo se considerar que este fenômeno desencadeia graves patologias", explicaram os pesquisadores.

A equipe analisa agora as variações quando se ingere menos quantidade de morangos (o consumo habitual costuma ser um copo ao dia com 150 a 200 gramas). "O importante é que façam parte de uma dieta saudável e equilibrada, dentro das cinco porções diárias de frutas e verduras", apontaram. "No laboratório também estão analisando diferentes variedades de morangos, já que cada uma tem suas próprias quantidades e proporções de antioxidantes", explicaram.

Os morangos apresentam grande quantidade de compostos fenólicos, como os flavonóides, que diminuem o estresse oxidativo. Tal desequilíbrio ocorre em algumas situações patológicas (como a doença cardiovascular, o câncer ou o diabetes) e fisiológicas (nascimento, envelhecimento, exercício físico) entre a agressão que produzem "espécies reativas do oxigênio" - os radicais livres, em particular - e as defesas antioxidantes do organismo.

Fonte: Terra
Veja mais...
Higienize frutas e hortaliças corretamente
Intolerância à frutose
Mel para todos os dias

.Partilhar

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DELÍCIAS JUNINAS SEM CULPA

Curau, pamonha, arroz doce, milho-verde, pé de moloque, pipoca, batata-doce, bolo de fubá... Quem resiste? Essas guloseimas têm valor calórico elevado, mas seus principais ingredientes são ricos em nutrientes.

O milho, por exemplo, possui ótimos teores de fibras e vitamina B1 (tiamina). A batata-doce é excelente fonte de vitamina A na forma de betacaroteno (um potente antioxidante). O amendoim, por sua vez, fornece boas quantidades de minerais, principalmente, magnésio e potássio. Porém, cuidado com o excesso de calorias! Como a porção ideal varia conforme o sexo, a idade e a intensidade de atividade física que a pessoa desempenha, controle o consumo.

Use o bom senso e não deixe a gula dominar!

Fonte: Revista Nestlé com Você
Veja mais...
Festa junina light
Aproveite as festas juninas sem sair da dieta
Pipoca de cinema tem mais sal e gordura

.Partilhar

quarta-feira, 15 de junho de 2011

VIVA!

Em pouco mais de 2 anos de existência do Blog Alimentarium e prestes a completar 100.000 visitas, deixo aqui, mais uma vez, o meu agradecimento a tudo que foi conquistado até hoje e, principalmente, aos seguidores que participam e me impulsionam a fazer o Alimentarium crescer a cada dia! Obrigada e que venham mais vários anos com dicas de saúde e alimentação!
.
Partilhar

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CAFEÍNA ATRAPALHA A FERTILIDADE DA MULHER

Quantos cafés você toma por dia? Saiba que, se você está tentando engravidar, é melhor reduzir essa quantidade. Um novo estudo, realizado pela University of Nevada School of Medicine (EUA), revelou que a cafeína reduz a atividade muscular nas trompas que levam os óvulos dos ovários até o útero - o que diminuiria a chance de a mulher engravidar.

Para entender melhor como funciona, no revestimento das trompas há uma espécie de “cílios” e também células. Essas coordenam a contração muscular e, então, os cílios se movimentam e encaminham os óvulos em direção ao útero. O estudo, feito com camundongos fêmeas, revelou que a cafeína bloqueia as ações das células, o que faz com que os óvulos não cheguem ao seu destino certo.

Mas será que isso pode acontecer em seres humanos? Para Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein (SP), apesar de a análise ser experimental e feita com animais, podendo haver diferenças ao extrapolar para nosso organismo, a relação entre cafeína e fertilidade merece atenção.

“Há muitos estudos sobre a cafeína [como a relação com aborto na gestação] controversos, porém a mulher deve ficar atenta se está com dificuldade de engravidar e toma muito café diariamente. Vale diminuir a quantidade. Ainda não está comprovado, mas já é um alerta”, diz.

Fonte: Revista Crescer
Veja mais...
Cafeína cura ressaca
Cafeína ajuda a estabilizar o humor
Fertilidade e alimentação

.Partilhar

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CUIDADO COM A RAÇÃO HUMANA!

Pessoas que substituem refeições pelo consumo da chamada “ração humana” estão colocando a saúde em risco. É que esses produtos não fornecem todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada.

O alerta está no informe técnico, publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 20 de maio. De acordo com a diretora da Agência, Maria Cecília Brito, “a substituição de refeições sem a orientação de profissionais de saúde pode gerar danos, como a anemia, devido à carência de nutrientes”.

As formulações, popularmente conhecidas como “ração humana”, são, geralmente, compostas por mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos, fibras e outros ingredientes, como: guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim. “O consumo de produtos com alto teor de fibras, como misturas de cereais, farinhas e farelos, deve estar inserido no contexto de uma alimentação diversificada e saudável”, orienta a diretora da Anvisa.

O informe técnico da Agência destaca, ainda, que a expressão “ração humana” não pode ser utilizada como denominação de venda desses produtos. Isso porque o uso dessa expressão pode gerar dúvidas nos consumidores, uma vez que não indica a verdadeira natureza e característica desse alimento. Além disso, alegações de propriedades medicamentosas, terapêuticas e relativas a emagrecimento não podem constar do rótulo ou material publicitário do produto. “Vale destacar que não é permitida, na formulação de alimentos, a utilização de substâncias farmacológicas e fitoterápicas, tais como ginseng, ginkgo biloba e sene”, afirma Maria Cecília.

A empresa que desejar comercializar produtos com alegações de propriedades funcionais e ou de saúde deve solicitar registro desses produtos junto à Anvisa. Durante o processo de análise do pedido de registro, a Agência irá verificar a segurança e eficácia. Além disso, a empresa terá que comprovar que o produto realmente cumpre a alegação que promete. Apenas depois de conseguir o registro, o alimento poderá ser colocado a venda. As empresas que não cumprirem as exigências estão sujeitas a pagar multas de até R$ 1,5 milhão.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Veja mais...
Propriedades funcionais da banana verde
Ração Humana
Ração humana causa polêmica entre profissionais da saúde

.

Partilhar

terça-feira, 7 de junho de 2011

QUAL O MELHOR PÃO PARA DIETA?

Comer um pãozinho com manteiga no café da manhã é quase uma tradição para os brasileiros. Mais do que gostosos, os pães são ricos em carboidratos. Esses nutrientes são importantes para o funcionamento de corpo e não devem ficar de fora da dieta, desde que controladas as quantidades. Todos os pães são ótimas fontes de carboidratos, responsáveis por dar energia ao corpo. Mas, como o teor de nutrientes e fibras podem variar, é importante saber qual é a melhor hora para o consumo sem culpa.

CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS

PÃO BRANCO NORMAL: Também conhecido como pão francês ou pão de sal, o pão branco é o mais consumido pelos brasileiros. Ele é feito com farinha refinada de trigo e é rico em carboidratos e proteínas. Como o índice glicêmico é elevado, não deve ser consumido antes dos exercícios ou antes de dormir. O hábito de consumi-lo na primeira refeição do dia é bastante saudável.

PÃO INTEGRAL: Opão integral não é preparado com farinha refinada, o que mantém as quantidades de vitaminas, minerais e fibras dos cereais no pão, tornando-o bastante nutritivo. Mesmo que também tenha carboidratos, as fibras contidas no pão integral desaceleram a absorção de glicemia pelo organismo, o que diminui o índice glicêmico. Ideal para ser consumido antes da atividade física, garantindo energia durante todo o treino.

PÃO DE LINHAÇA: A linhaça é ótima fonte de ômegas 3 e 6, por isso, ela só traz vantagens à sua dieta, além de ser um importante agente antioxidante e renovador celular. Um pão feito dessa sementinha também possui essas caraterísticas. De acordo com o nutricionista Vinicius Oliveira, o pão de linhaça, ainda garante ao corpo um aumento de energia e de vitalidade. "A linhaça acelera o metabolismo, o que garante eficácia na produção de energia celular e ajuda a recuperar a fadiga muscular". Por isso ele é uma ótima opção para um lanchinho antes e depois do treino.

PÃO DE CENTEIO: Esse pão é o campeão no quesito quantidade baixa de gordura. "O pão de centeio é o que contém menos gorduras e proteínas, sendo uma boa opção para quem não quer mais consumir pão branco ou quer ingerir menos gorduras", diz Vinícius Oliveira. Além disso, ele tem praticamente as mesmas fibras que o pão integral, ajudando no processo digestivo. No entanto, esse pão contém mais carboidratos do que os outros tipos.

PÃO DE AVEIA: Rico em ferro, magnésio, zinco, cobre e proteínas, o pão de aveia é bastante indicado para quem tem problemas em controlar a glicemia, já que a aveia é rica em fibras solúveis, principalmente a beta-glucana, que retarda a absorção de glicose e do colesterol, sendo uma sugestão de pão para hipercolesterolêmicos. Além disso, assim como o pão integral, a grande quantidade de fibras ajuda a abaixar o índice glicêmico, ideal para quem quer fazer um lanchinho antes de alguma atividade física mais demorada.

PÃO DE MILHO: O pão de milho, diferente do que é feito de trigo, não perde a casca durante o processo de preparação. Por isso, ele é rico em fibras e minerais, como fósforo, ferro, potássio e zinco. Além desses nutrientes, o pão de milho também é rico em proteínas e vitaminas do complexo B. "Ele é uma importante opção para quem tem doença celíaca, já que o milho não contém glúten", diz o nutricionista Vinicius Oliveira.

PÃO AUSTRALIANO: Esse pão, feito de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, tem uma cor escura, que vem da farinha integral, e um sabor adocicado causado pelo estrato de mel usado durante o preparo. É rico em vitaminas, minerais e fibras provenientes da casca dos grãos de trigo.

PÃO SÍRIO: Também conhecido como pão pita, ele é feito de trigo assim como o pão branco, só que contém menor quantidade de gorduras e de carboidratos. Ele é uma boa opção para quem quer variar a dieta sem aumentar a quantidade de calorias e gorduras ingeridas.

CROISSANT: Croissant - que quer dizer crescente em francês - é aquele pãozinho em forma de meia-lua, feito com massa folhada e grande estrela do café da manhã dos franceses. Essa opção tem mais gorduras e calorias do que os outros tipos e deve ser consumida com moderação, principalmente as versões recheadas.

Fonte: Adaptado do Yahoo
Veja mais...
Tem vitamina no pão
Pão branco não engorda mais que o integral
Cientistas estudam vacina para pessoas com intolerância ao glúten

.Partilhar