segunda-feira, 8 de junho de 2009

FESTA JUNINA LIGHT

O mês de junho é marcado pelas tradicionais festas juninas acompanhadas de fogueiras, bandeirinhas, danças e as maravilhosas comidas típicas! Paçoca, pé-de-moleque, caldo de feijão, quentão, pipoca, canjica, pamonha... E as temidas CALORIAS!
.
Não há nada de ruim em comer paçoca e pé-de-moleque, desde que estes não sejam o seu único feito durante a festa. As comidas típicas das festas juninas são em sua maioria calóricas. A base desses pratos, o amendoim, contém cerca de 625 calorias em 100g. Uma opção gostosa e menos calórica seria consumir o milho. O pão de milho e o curau são opções com menor valor calórico do que a pamonha, por exemplo, e tão gostosas quanto.
.
Há também a possibilidade de alterar as receitas que serão servidas durante os festejos juninos, tornando-as menos calóricas, sem lhes tirar o sabor. “Medidas simples como trocar o leite integral pelo desnatado, a manteiga pela margarina light sem gordura hidrogenada, e o açúcar pela versão light ou pelo adoçante de forno e fogão contribuem com esse objetivo”, conta a nutricionista Amanda Epifânio, do Centro Integrado de Terapia Nutricional.
.
“Na impossibilidade de um cardápio light, podemos dar preferência aos alimentos à base de milho, em vez dos que são feitos com amendoim. Dançar muita quadrilha e forró, sem medo de ser feliz, também favorece o gasto calórico”, recomenda a nutricionista.
.
Abril
.
Partilhar

Nenhum comentário: