sexta-feira, 7 de agosto de 2009

HIGIENIZE FRUTAS E HORTALIÇAS CORRETAMENTE

Fazer a correta higienização dos alimentos é fundamental para prevenir doenças. Porém, como deve ser feita essa higienização? Qual o produto que apresenta melhores resultados? Confira o teste realizado pelo Pro Teste.
.
Apenas a água sanitária conseguiu eliminar ou reduzir a quantidade de microrganismos para um nível aceitável. Por outro lado, a lavagem simples com água, método mais comum, sequer conseguiu diminuir o nível dos micróbios.
.
1- Lave as frutas ou hortaliças em água corrente para retirar as sujeiras mais grosseiras. As folhas, por serem cheias de reentrâncias, devem ser lavadas uma a uma. Esse processo é importante, pois se os alimentos estiverem sujos, a higienização não será eficiente.
.
2 - Em seguida, coloque-as em uma solução sanitizante de hipoclorito de sódio (cloro), por 15 minutos para eliminar os microorganismos presentes. Em alguns estabelecimentos se vende hipoclorito de sódio próprio para essa finalidade, basta seguir as instruções do rótulo, mas se pode também utilizar água sanitária. Algumas marcas já tem em seus rótulos a indicação para uso culinário, mas via de regra, se usa 1 colher de água sanitária para cada litro de água.
.
3 - Para finalizar a higienização, lave os alimentos novamente em água corrente para retirada dos resíduos de cloro e estão pronto para o consumo. As frutas mais sensíveis, como o morango, deve ficar de molho somente por 4 minutos.
.
OS RISCOS DE CADA MICROORGANISMO
.
É comum encontrarmos diversos micróbios nos alimentos que consumimos diariamente. Boa parte deles provoca uma série de doenças e por isso é tão importante fazer a correta higienização. Confira abaixo as características e os males que cada microrganismo pode trazer:
.
* Bactérias aeróbicas mesófilas: indicam a qualidade sanitária dos alimentos. Um número elevado desses microrganismos indica que o alimento não deve ser consumido.
* Bolores e leveduras: são responsáveis pela deterioração dos alimentos. A presença desses microrganismos pode tornar-se um perigo à saúde devido à produção de toxinas por algumas famílias de fungos.
* Coliformes totais: são bactérias capazes crescer a temperatura de 35-37 °C, por 48 horas. Encontradas no intestino do homem e animais, vegetais e solo, podem provocar problemas como diarréias, vômitos e mal-estar.
* Coliformes fecais: são bactérias que apresentam a capacidade de continuar crescendo à temperatura de 44-45,5 °C. Quanto maior a presença deles, pior é a condição higiênica do alimento.
.Partilhar

Um comentário:

Unknown disse...

ola gostaria de tirar um duvida eu trabalho com horticultura, a duvida é quem deve higienizar é produtor que que vende in atura ou consumidor final.isso para produtos não processado, pois retiramos alface um dia anterior até chegar ao mercado se cloras esta murchas em quando os lavado em em agua filtrada duram até dos dias a mais , e mesmo c acontece com produtos para a feira sempre é retirado 1 dia anterior ,o cliente reclama que produto clorado um dia antes perdem o sabor , preferem higienizar na hora do consumo