quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ÁGUA DE COCO, TUDO DE BOM

Nos últimos tempos, a água de coco se tornou uma preferência nacional. Tanto é que foi-se a época em que só era prestigiada nas praias e durante o verão. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas.
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E não é para menos. Além de refrescante e deliciosa, é rica em potássio, sódio, cálcio, magnésio e vitamina C. Por isso, é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas. Por não conter conservantes nem outras substâncias artificiais, pelo menos na versão natural, tem a vantagem de não provocar alergia e poder ser ingerida por qualquer um, exceto hipertensos e diabéticos, pois em excesso fornece muito sódio e glicose. Pessoas com disfunções renais e retenção de líquidos também precisam consumir pouco, por causa do sal.
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Embora a bebida seja nutritiva, não dá para substituíla pela água. Afinal, o líquido possui valor calórico (mesmo baixa), sendo 20 calorias por 100 ml, além das calorias mudarem de acordo com a época de maturação da fruta - quanto mais madura, mais calórica. O importante é ficar atento ao uso de conservante, que deve ser evitado porque causa danos ao organismo. Para conferir basta ler os rótulos - nas versões 'caixinha' e 'garrafinha' a empresa envasadora deve apresentar na embalagem se esse item foi acrescentado ou não.
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BENEFÍCIOS DE SOBRA
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* A água de coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica.
* Em razão da sua composição muito semelhante à do soro fisiológico (tem quantidades de água e sódio parecidas), o líquido do coco é indicado para combater diversos problemas de saúde.
* Ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo.
* É considerado um eficiente diurético por eliminar o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio, como fazem os medicamentos artificiais.
* É recomendado para pacientes com diarréia, desidratação e que sentem enjôos, como na gravidez e nos tratamentos de quimioterapia. Nesses casos, a aceitação é maior do que a da água.
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COMO ESCOLHER O COCO
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Escolha os cocos mais verdes, porque neles a polpa ainda está pouco desenvolvida e há muito mais água no seu interior. O melhor coco para o consumo de água é aquele que tem casca fibrosa (com mais fios vegetais aparentes), com um tom esverdeado. Os bem amarelados produzem água mais adocicada. Beba a água assim que o coco for aberto. Quando exposta ao ar, ela começa logo a fermentar por ter muita acidez. Depois de colhido, o coco verde dura no máximo 15 dias na geladeira. Para conservá-lo, não retire a água, a não ser que vá consumi-la imediatamente.
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2 comentários:

Fabiana disse...

Água de coco e tudo de bom!
Depois de um treino não tem nada melhor!

Bons Kms

Philippe disse...

Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm