sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CRIANÇAS E PEDRA NOS RINS

No almoço, um baita hambúrguer acompanhado de fritas. Para o lanche da tarde, um pacote de salgadinhos e um refrigerante. Repita a receita por meses a fio e está armada uma bomba para — surpresa! — os rins. É que essa combinação de alimentos nada saudáveis, além de gordurosa, está repleta de sódio.
.
Claro que extrapolar no consumo de alimentos cheios dessa substância não traz a certeza de que uma pedra vai pintar no rim. Os principais alvos são os pequenos que já tiveram casos na família — aqueles cujos pais sofrem de litíase, o nome técnico para os cálculos, têm três vezes mais propensão a desenvolver o transtorno. Peso muito além da conta, sedentarismo e baixa ingestão de água também criam um ambiente favorável à formação dos pedregulhos.
.
Outra recomendação é não abusar de produtos ricos em corantes, como sucos industrializados. Para bloquear a reunião inconveniente de moléculas nos rins, o conselho é investir nos sucos naturais de limão e laranja — o ácido cítrico dessas frutas é uma arma natural contra os cálculos. O tratamento de meninas e meninos que sofrem com as pedras em geral se resume à ingestão de muito líquido e de remédios que ajudam a dissolver os cristais.
.
Revista Saúde
.Partilhar

Nenhum comentário: