quinta-feira, 4 de março de 2010

O QUE É NEOFOBIA ALIMENTAR?

Para muitos pais a alimentação da criança é sempre uma preocupação. Em muitos lares, a hora de refeição se torna um momento tenso diante da recusa dos pequenos em ingerirem alimentos nutritivos e experimentarem o que é saudável. Neofobia alimentar quer dizer medo de consumir alimentos novos, que de início são considerados estranhos. É mais comum em crianças com idade entre 1 e 7 anos, mas não significa que não vá acometer em adultos também.
.
Muitas vezes, as crianças rejeitam os alimentos sem nem mesmo prová-los. O que os pais precisam saber é que isso não quer dizer que a criança sempre vai recusá-los. Eles poderão ser aceitos em uma outra ocasião, desde que sejam oferecidos novamente. A maturidade do paladar das crianças não acontece da noite para o dia. Portanto não se pode desistir de oferecer o alimento à criança nas primeiras recusas. Insista, mude a apresentação do alimento se for o caso.
.
Os hábitos alimentares das crianças são formados desde pequenos, e os pais são os principais colaboradores para sua formação. Os filhos tendem a optar por alimentos normalmente consumidos pelos pais e irmãos mais velhos. É preciso ressaltar que não se devem usar estratégias do tipo: “Come toda a comida que ganha sobremesa” ou “se não comer tudo, vai ficar de castigo”. Estes artifícios não vão fazer com que a criança coma o alimento porque gosta e sim porque vai ter algum benefício ou vai ser castigada se não comer. Estratégias como estas são causadoras das fobias alimentares desenvolvidas por crianças e que podem persistir durante toda a vida.
.
Alguns pais tendem a acreditar na idéia de que o filho precisa comer muito para estar bem nutrido. É preciso ficar claro que a criança come menos do que os adultos e que, quando ela come uma quantidade maior do que sua capacidade gástrica, a mesma pode perder o seu controle de fome e saciedade, o que poderá gerar problemas futuros. Por esse motivo, é extremamente importante a educação nutricional, onde desde cedo as crianças aprenderão a importância de uma alimentação saudável e variada. Portanto, opte por alimentos nutritivos na mesa da família. Varie o cardápio. Tire sempre um tempo para envolver o seu filho no preparo do alimento. A criança poderá experimentar alimentos novos sem traumas se ela ajudar a prepará-los.
.
Texto retirado do site Temperus Gastronômico
Veja também:
Compulsão Alimentar
Bulimia
Anorexia Alcoólica
.
Partilhar

7 comentários:

María disse...

Muito obrigada pelos articulos sobre crianças. Meu filho é cansativo mais pouco a pouco vai comendo mais sano e variado.

Beijos e nao deixe de postar, sempre vai ter alguém para ler,Eu.

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Maria Socorro! Obrigada pelas visitas! Sempre tem dicas legais sim. Continue acessando. Abraços!

Vera disse...

Quando posso , passo por aquí e sempre aprecio muito seus artigos!!obrigada pelo blog tão completo e com dicas tão importantes!!

minha mãe está com 88 anos e agora deu para recusar comida, igualzinho muitas crianças!!!ela come tão pouquinho que a gente precisa alertá-la de que se ela não comer pode ficar dornte!! não gosto de falar isto...mas é verdade e assim ela come um pouco mais!!para ela consumir verdura, só colocando no suco de frutas...
Vc tem alguma sugestão??

Christiane Rocha Veloso disse...

olá Vera! Infelizmente alguns idosos tem o hábito de recusar certos tipos de alimentos. Acho que o melhor a fazer é tentar sempre explicar à sua mãe sobre a importância de se alimentar e estimular o consumo de alimentos saudáveis na forma que ela melhor tolerar. Vc pode fazer suco de frutas com vegetais, sopa de legumes, feijão com couve e beterraba e etc.
Obrigada por visitar o blog sempre! Abraços!

Vera disse...

Obrigada por responder Christiane, é isso mesmo que temos feito...mas o feijão ela rejeita, então não adianta colocar a couve nele...o problema é que ela continua emagrecendo e só come melhor se eu estiver por perto insistindo!!a nutricionista que a levei receitou Sustagem para colocar no leite e no iogurte, tb comprei o Previna (suplemento de soja e cálcio) além do Colágeno hidrolizado, só que ela já está enjoando diiso tudo...não sei mais o que fazer!!??

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Vera! Tente ir variando os sabores dos suplementos e os tipos de fruta que você for bater com leite. Utilize também aveia, farinha láctea, mucilon... são ótimos sumplementos e previnem a deficiência de nutrientes e calorias das refeições. Abraços!

Vera disse...

Obrigada pela atenção!!
bjs