domingo, 10 de janeiro de 2010

SOJA É BENÉFICA PARA O COLESTEROL

A soja é um alimento benéfico para o controle do colesterol, contribuindo para a prevenção da aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias), a principal causa do infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e do derrame cerebral.
.
A ingestão de proteína da soja (25 gramas por dia) pode reduzir o colesterol ruim (LDL-C) em menos 6%, portanto, pode ser considerada como auxiliar no tratamento do colesterol elevado. A soja pode ser consumida de diversas maneiras: in natura, moída para fazer farinha ou processada para fazer óleo, como leite, coalhadas e concentrados de proteínas.
.
Saiba um pouco mais sobre os derivados da soja:
.
* QUEIJO DA SOJA (TOFU): É obtido amassando-se os grãos de soja deixando-os de molho em água; suas proteínas são coaguladas e precipitadas por adição de sais de cálcio e magnésio, geralmente o sulfato de cálcio. O tofu é muito utilizado em sopas, cozidos, ou mesmo in natura temperado com molho shoyo.
.
* MOLHO DE SOJA (SHOYO): O shoyo é um molho obtido pela fermentação dos grãos de soja misturados a cereais. Após a fermentação é acrescentado sal e, no final, o produto é pasteurizado, filtrado e envasado.
.
* PASTA DE SOJA (MISSÔ): É um produto pastoso e salgado, obtido pela fermentação de soja e cereais, acrescido de sal. É utilizado em sopas e como tempero. As pessoas hipertensas devem evitar o seu consumo, assim como o molho shoyo, por serem ricos em sal.
.
* LEITE DE SOJA (TONYU): É obtido pela trituração dos grãos, seguido de tratamento térmico, e depois, filtração para remoção de sedimentos. O leite de soja tinha um sabor peculiar de soja, o que o tornava impopular; mas o recente avanço tecnológico conseguiu torná-lo em uma bebida agradável e muito consumida. Este alimento estimula a proliferação de lactobacilos intestinais, que normalmente habitam o intestino e mantêm o equilíbrio da flora intestinal.
.
* PROTEÍNA TEXTURIZADA DE SOJA (PTS): É obtida a partir do processamento especial da farinha de soja desengordurada. Têm aparência semelhante a carne sendo muito utilizada na indústria de embutidos na composição de salsichas e hambúrgueres.
.
Partilhar

Nenhum comentário: