quinta-feira, 28 de maio de 2009

LEITE DE VACA OU DE SOJA?

Muitos me questionam sobre a substituição do leite de vaca pelo leite de soja. É importante entender que apesar das duas bebidas serem fontes de proteína, elas pertencem a grupos alimentares diferentes.
.
O leite de vaca é de origem animal, pertence ao grupo do leite e derivados. Através da proteína, nos fornece aminoácidos que o nosso corpo não é capaz de produzir, excelente fonte de cálcio e boa fonte de magnésio, potássio, sódio e vitaminas A, D e algumas do complexo B. Devido à lactose (açúcar do leite), esta bebida também é fonte de energia.
.
A bebida extraída da soja é fonte de proteína de origem vegetal e pertence ao grupo das leguminosas. Vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes (isoflavonas) se destacam em sua composição.
.
Estudos indicam que tais substâncias antioxidantes atuam na redução das taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal, equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa. O leite de soja pode e deve ser consumido, independente do consumo do leite de vaca.
.
Como vocês podem perceber estas bebidas não tem exatamente os mesmos componentes nutricionais, por isso, não podem ser substitutas. Existem pessoas que são intolerantes à lactose, então nesse caso é excluído da alimentação o grupo do leite e derivados, dessa forma torna-se essencial um acompanhamento com um nutricionista, para que assim possa ser indicado um cardápio adequado, visando atingir todas as necessidades nutricionais. E outras pessoas não tem intolerância à lactose, mas não gostam do leite de vaca, sentem algum tipo de desconforto. O indicado é que substituam o leite por outro alimento do mesmo grupo alimentar (iogurte, queijos, etc).
.
FONTE: Nutrição e Esportes
.Partilhar

Nenhum comentário: