sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AS CORES DOS ALIMENTOS

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO!
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Nos alimentos, os pigmentos são os responsáveis pelas cores e essas substâncias, além de colorir desenvolvem funções importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Saiba os significados das cores dos alimentos:
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BRANCOS: leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana. São fontes de cálcio e de potássio. Contribuem na formação e manutenção dos ossos, ajudam na regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
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VERMELHOS: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Esses alimentos possuem uma substância chamada licopeno, que além de ser responsável pela tonalidade vermelha, age como antioxidante. São protetores eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata e estimula a circulação sangüínea.
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AMARELOS: mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e o damasco. São ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. Mantêm o sistema nervoso saudável, ajudando a prevenir o câncer de mama e ajuda a proteger o coração.
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ARROXEADOS: uva, ameixa, figo, beterraba ou repolho-roxo. Contêm ácido elágico. Retarda o envelhecimento e neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.
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VERDES: vegetais folhosos, pimentão, salsão e as ervas. Possuem clorofila e vitamina A. Desintoxicam as células, inibem os radicais livres, tem efeito anticancerígeno, ajudam a proteger o coração e protegem o cabelo e a pele.
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MARRONS: nozes, aveia, castanhas e cereais integrais. As fibras e vitaminas do complexo B e E são encontrados principalmente nesses alimentos de cor marrom. Melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade, a depressão e previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.
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