segunda-feira, 5 de outubro de 2009

VITAMINA K

A vitamina K é conhecida como a vitamina anti-hemorrágica, porque atua na coagulação sanguínea. Ela é uma vitamina lipossolúvel, que se armazena no fígado. Existe na natureza sob duas formas: filoquinonas (grupo de compostos presentes em alguns vegetais) e menaquinonas (produzida pelas bactérias da flora intestinal). A vitamina K é essencial para a formação de glicoproteínas, necessárias à coagulação do sangue. Participa também do processo de mineralização óssea, facilitando a cicatrização normal de ossos e fraturas.
.
A maioria dos casos de deficiência de vitamina K se dá pelo uso de antibióticos por via oral, que destroem a flora bacteriana intestinal. Outra causa para a deficiência de vitamina K é a má absorção das gorduras - a vitamina K é lipossolúvel e precisa de gordura para ser sintetizada. Sintomas decorrentes da deficiência da vitamina K no organismo são incomuns, devido à grande quantidade dessa substância nos alimentos e ao trabalho das bactérias do intestino humano. A quantidade diária recomendada é de 70 microgramas em média.
.
FONTES DE VITAMINA K
.
- Gorduras e óleos, como de canola e de soja;
- Hortaliças: folhas e cascas mais externas das hortaliças. São ricos: aspargos, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho cru, couve-flor, grão-de-bico, almeirão (chicória amarga), casca do pepino, tomate verde, couve, alface, lentilha, hortelã, folha de mostarda, cebolinha verde, algas marinhas, soja, espinafre.
- Outros alimentos: fígado de vaca, de frango e de porco, gema do ovo, folhas de chá verde, maçãs com casca verde.
.
Partilhar

Nenhum comentário: