terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

QUE PIMENTÃO ESCOLHER?

Os nutrientes são diversos e cada um deles atua de forma diferente no organismo. Verde, vermelho ou amarelo, os pimentões estão presentes em vários tipos de pratos, dos simples aos mais elaborados. Além de oferecer um colorido especial à mesa, os vegetais têm muito a contribuir com a saúde.
.
Para saber qual cor escolher na hora da compra, o nutricionista do Oba Hortifruti, Diego Soares, explica as propriedades e benefícios de cada pimentão. "O que define as cores e as propriedades nutricionais dos pimentões é seu tempo de colheita. Os vegetais são verdes e tornam-se vermelhos ou amarelos quando maduros".
.
Rico em betacaroteno, o vermelho tem forte poder antioxidante, isto é, contribui no combate aos radicais livres. Já o amarelo é o que possui maior quantidade de vitamina C, sendo 330 miligramas em 100 gramas, enquanto o vermelho possui apenas 180 miligramas. Assim como o vermelho, o pimentão amarelo tem sabor levemente adocicado devido ao acúmulo de carboidratos. Com sabor mais ácido, o pimentão verde é o mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas, enquando o vermelho possui 26 e o amarelo, 27.
.
Aos escolher os pimentões, dê preferência aos mais firmes, lustrosos e com o cabo verde. Para higienizá-los, em casa, coloque-os em uma mistura de 1 litro de água para uma colher de água sanitária, por cinco minutos. Enxágue-os em água corrente, de preferência, filtrada. O uso dos pimentões é mais comum em pratos salgados, entretanto, pode-se fazer geléias e patês dos vegetais.
.
Veja também
.
Partilhar

7 comentários:

Gabriel disse...

Tem gente que quando come pimentão fica com uma sensação de mal estar. Sabia disso? Pq será?

Obrigado!

Christiane Rocha Veloso disse...

O pimentão é um alimento de difícil digestão, por isso não é bem aceito por muitas pessoas. Abraços!

Unknown disse...

e verdade que o pimentão é um alimento "carregado",ou seja q pode piorar alguma inflamação?

Unknown disse...

È verdade que o pimentão é um alimento "carregado",ou seja, que pode dificutar alguma cicatrização?

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Fernanda! Nunca ouvi falar... pelo contrário, o pimentão é um alimento rico em vitaminas e minerais, além de proporcionar ótimo sabor em alguns pratos. Um abraço!

Kakazinha disse...

pimentao faz mal
Colocar na papinha de bebes ??a minha nenem tem 7 meses queria saber se colocar um pimentao verde faz mal

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá! Não que o pimentão faça mal mas é um vegetal indigesto ainda mais para um bebê de 7 meses...