segunda-feira, 28 de março de 2011

ATIVIDADE FÍSICA PODE ALIVIAR CÓLICAS MENSTRUAIS

Associadas muitas vezes a dores na mama e de cabeça, a cólica não provoca apenas incômodo na região do baixo ventre. Ela também pode provocar dores na mama e de cabeça, cansaço e alterações intestinais. Segundo dados médicos, ela atinge 46% das mulheres.

A cólica se dá principalmente no período pré-menstrual, quando o hormônio progesterona está em alta. Nessa fase, a mulher retém mais líquido. Essa retenção provoca inchaço nas pernas e costuma atingir 51% do sexo feminino. A dor da cólica é provocada pelo movimento de contração do útero e pela pequena dilatação do colo para que o sangue menstrual seja expulso. Para combatê-la, dependendo do caso, os médicos recomendam vários tratamentos.

Desde o uso de analgésico até tratamentos hormonais, com pílulas anticoncepcionais, para suspender a ovulação e com isso, a menstruação e a cólica. Mas os ginecologistas informam que prática de atividades físicas e uma alimentação equilibrada podem preveni-la. Nesta fase o ideal é evitar alimentos com cafeína, tomar bastante líquido e diminuir o uso do sal na comida para evitar a retenção de líquido.

Fonte: DGABC
Veja também:

Retenção de líquidos
Suplemento alimentar alivia sintomas da TPM
O cacau e os benefícios para a saúde

.Partilhar

sábado, 26 de março de 2011

ARROZ INTEGRAL PARA BEBÊS

Um pediatra norte-americano está incentivando os pais a usarem arroz integral nas primeiras refeições dos filhos. Alan Greene, da Universidade de Stanford (EUA), acredita que abolir o arroz branco pode melhorar os índices de obesidade infantil. Mas isso não é um consenso.

A pediatra Fernanda Luísa Ceraglioli Oliveira, especialista em nutrologia da Universidade Federal de São Paulo, dá algumas dicas sobre o assunto:

=> O arroz integral tem mais fibras e vitaminas do que o branco, que perde nutrientes na industrialização. Mas basta adicionar um legume ao prato, como a couve, para resolver o problema.

=> Limitar a alimentação do bebê pode comprometer o desenvolvimento do paladar. O mais importante é oferecer um cardápio diversificado e balanceado. Então, inclua as opções integrais sem excluir as demais.

=> Leve em conta o costume da sua família. Seu filho vai comer integrais se você colocar no seu prato também.

Fonte: Revista Crescer
Veja mais...
Arroz preto pode ajudar no combate ao câncer
10 erros na educação alimentar das crianças
Você acha seu filho gordinho?

.Partilhar

sexta-feira, 25 de março de 2011

O CACAU E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O cacau já foi utilizado por civilizações antigas como um medicamento e acreditava-se que ele fazia bem para a saúde. Uma pesquisa recente mostra que essas culturas podiam estar corretas.

Pesquisadores da universidade americana Harvard afirmam que o consumo do alimento está associado a reduções na pressão sanguínea, melhoria das condições de vasos sanguíneos e de níveis de colesterol. Eles fazem essa declaração tendo como base informações de 21 estudos e dados de 2.575 pessoas.

O novo estudo sugere que as propriedades benéficas do cacau vêm de substâncias chamadas flavonóides, comuns em frutas, chá, vinho, café e vegetais. Os flavonóides têm a capacidade de prevenir doenças cardíacas e o consumo de cacau rico nessa substância mostrou estar relacionado à redução de fatores de risco de diabetes. A resistência à insulina também diminuiu em pessoas que consumiam o alimento.

É interessante ressaltar que comer cacau não aumentou nível de gorduras no sangue e nem causou obesidade em nenhum dos participantes.

Apesar de os resultados do estudo serem favoráveis, mais pesquisas são necessárias para que as propriedades benéficas do cacau sejam compreendidas. A maioria dos estudos que analisa esse tópico usa chocolate amargo sem açúcar em suas pesquisas, sendo que a maior parte do chocolate disponível no mercado tem açúcar e gordura adicionados à sua fórmula. Também é desconhecida a dosagem de cacau que seria necessária para trazer melhoras à saúde da pessoa.

Fonte: Uol
Veja também:
Chocolate: prazer ou vício?
Chocolate e coração
Café, chocolate e açúcar: porque estes alimentos podem viciar?

Partilhar

quinta-feira, 24 de março de 2011

10 FONTES DE PROTEÍNA PARA SUBSTITUIR A CARNE

A alimentação é o combustível que mantém o corpo em funcionamento, mas também está associada a diversos problemas de saúde. As carnes são as fontes mais conhecidas de proteínas e um dos principais produtos ligados a doenças, como aumento das más gorduras no sangue ou maior risco do desenvolvimento de câncer.

Cada vez mais os alimentos de origem animal ocupam destaque nas preocupações com a saúde devido aos altos níveis de gordura, bem como aos antibióticos e substâncias químicas usadas na criação dos animais.

"O excesso de alimentos de origem animal, ricos em proteínas e gorduras, e a carne vermelha, podem intoxicar o corpo e acidificar o sangue, drenar o cálcio, sobrecarregar o fígado e os rins, estagnar a digestão e destruir as bactérias benéficas", escreveu Gillian McKeith no livro Você é o Que Você Come, publicado no país pela editora Campus.

As proteínas são necessárias para formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células e devem corresponder a 15% do valor calórico total consumido diariamente. Pois saiba que os cuidados em relação ao consumo de carnes não devem excluí-las totalmente do cardápio. Em contrapartida, há também diversos alimentos, boas fontes de proteínas vindas de cereais e frutas, que fornecem ao organismo as chamadas proteínas completas, fontes dos aminoácidos essenciais ao corpo.

CONHEÇA ALGUNS ALIMENTOS FONTE DE PROTEÍNAS:

Coco: oito porções de coco, cerca de 80g, correspondem ao consumo proteico semelhante a um filé de frango. Os benefícios são obtidos quando se come a fruta ou se toma o leite feito a partir dela. A restrição fica por conta da grande quantidade de gordura saturada contida no alimento. Coco também é rico em fibras.

Arroz integral: boa fonte de proteínas, cerca de 2,5%, mas não na versão completa. Por isso deve ser consumido com outros alimentos ricos em proteínas para fornecimento de todos os aminoácidos necessários ao corpo. É ainda rico em fibras e um carboidrato de absorção lenta, que ajuda a disparar a liberação de substâncias químicas que promovam bem-estar, como a serotonina.

Sopa tipo Missô: um dos principais pratos da culinária japonesa é também uma boa fonte de proteínas. Feita a partir de grãos de soja fermentados, a sopa tipo Missô contém 12% de proteínas completas. Ainda fornecem ao corpo isoflavonoides, que combatem hipertensão e mau colesterol, e melhoram a digestão. Bastam três porções para receber a mesma quantidade de proteínas contida num filé de frango.

Beterraba: seis unidades pequenas correspondem ao consumo de um filé de frango, considerando-se a quantidade de proteínas completas. É ainda alimento de baixa caloria, rico em antioxidantes, especialmente os que beneficiam o fígado

Grão-de-bico: a quantidade de proteínas contida no alimento chega a 23%. Apesar do alto índice, elas não são do tipo completo e, por isso, precisam ser combinados a outros, como arroz integral ou ervilhas, para fornecimento de todas as substâncias que o corpo precisa. Os benefícios do grão-de-bico vão além. É um alimento rico em sais minerais, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, ferro, magnésio, e está associado ao aumento da produção de serotonina no organismo.

Pasta de amendoim: pode soar estranho que a iguaria seja boa fonte de proteína, mas é. Contém cerca de 28% dos nutrientes, mas na versão incompleta. Além disso, o amendoim é fonte de substâncias antioxidantes associadas à boa saúde cardíaca e vascular

Ervilhas: os pequenos legumes possuem cerca de 5% de proteínas. Essa propriedade é mantida no alimento fresco, congelado ou em conserva. A proteína contida, no entanto, não é do tipo completo, e por isso as ervilhas podem ser combinadas com outros alimentos fontes de proteína para fornecimento dos aminoácidos necessários ao corpo. As verdinhas também são ricas em vitaminas C e K e sais minerais.

Abacate: a quantidade de proteína contida na fruta é quase a mesma encontrada no leite integral. Cada unidade oferece cerca de 2% de proteínas. Para chegar à mesma quantidade de um filé de frango, seria necessário consumir cerca de 15 unidades, mas não é essa a recomendação. A combinação de alimentos consumidos ao longo do dia é que deve somar a quantidade diária necessária de proteínas. Ele ainda é rico em fibras e ômega 6 e combate à hipertensão e ao mau colesterol.

Aveia: cada porção fornece 3% de proteínas completas ao corpo. Para o organismo receber a mesma quantidade presente em um filé de frango seria necessário consumir 11 porções. Não é uma indicação, apenas uma comparação. A dieta ao longo do dia é que deve fornecer a quantidade de proteínas necessárias à manutenção do corpo. A aveia, na forma de grãos ou farinha, é boa fonte de antioxidantes e de vitaminas do complexo B.

Quinoa: o cereal que vem da região dos Andes é uma das principais fontes de proteínas entre os grãos. Cada 100g de quinoa contêm 15g de proteínas. A quantidade pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Disponível no mercado em grãos e até em versões cozidas, é também excelente fonte de fibras. Duas porções do alimento, cerca de 160g, contêm o mesmo nível de proteínas que um filé de frango.

MAS CUIDADO! Os produtos de origem animal são fontes de vitamina B12. Se excluídos por completo da alimentação, devem ser suplementados para que o organismo não fique deficiente.

Adaptado do site Terra

Veja também:
Grão-de-bico possui mesmo efeito que chocolate na produção de serotonina
Culinária Japonesa
Novo estudo diz que carne é vilã das dietas

Partilhar

quarta-feira, 23 de março de 2011

JÁ PENSOU EM FAZER UM DIÁRIO ALIMENTAR?

Anotar tudo o que se come, todos os dias, durante várias semanas, pode ser uma chatice para alguns, mas é uma ferramenta de vital importância para os nutricionistas. Mais do que isso, reflete a predisposição do indivíduo a entrar no tratamento, de permitir que o nutricionista acompanhe sua alimentação diária, uma vez que não pode acompanhá-lo 24 horas por dia.

Muito mais do que uma monitorização por parte do nutricionista, o diário permite ao indivíduo visualizar aquilo que está comendo durante o dia, permitindo assim, que ele se autocensure em casos de excessos ou falta de alimentos. Muitos relatam verdadeiro nojo ao concretizarem a quantidade de alimentos inadequados que aparecem em sua dieta.

Mas o diário alimentar não precisa se restringir à hora, tipo e quantidade de alimentos. Eles podem se sofisticar dependendo dos objetivos da nutricionista. Diário alimentar traz autoconhecimento para levar dieta até o fim, pois detecta seus momentos frágeis e perigosos. Dar uma nota para a fome do momento, variando de 0 a 10, podendo assim, analisar ingestões desnecessárias quando a nota for menor que 5. A nota pode chamar atenção também quando chegar a 10. O indivíduo pode se perguntar por que estava com tanta fome naquele momento: “Será que esqueci do meu lanche intermediário?”; “Será que comi muito pouco na última refeição?”

Outra ideia é reservar uma coluna para escrevermos algum tipo de sentimento ou sensação relacionada ao momento da refeição: “Briguei com meu marido e estava muito nervosa; estava triste e solitária; não tinha o que fazer e fui comer; estava com meus amigos e fiquei insegura; preciso comer para disfarçar meus sentimentos; é tão legal estar com a família reunida, não resisto às comidas da minha avó…”

Essas informações e outras do gênero dão subsídio ao terapeuta alimentar para discutir com o paciente os motivos implícitos de seu excesso ou falta de comida. Podem levantar também as suspeitas de problemas psicológicos e/ou psiquiátricos relacionados, como um transtorno alimentar: “Comi até não aguentar mais, tive culpa e vomitei tudo”. Ou uma depressão: “Tenho me sentido tão triste, que não consigo nem ter forças para me levantar e preparar um lanche”.

O diário reforça o vínculo com o profissional além de trazer o autoconhecimento necessário para iniciar uma dieta e levá-la até o fim. Assim, detectados momentos frágeis e perigosos para a dieta, o terapeuta alimentar pode interferir fornecendo opções além daquela já conhecida: COMER! Que tal ligar para um amigo? Assistir televisão? Dar uma volta no shopping? Fazer a manicure? Cada um deve encontrar seu caminho, que não deve nunca ser devorar um pote de sorvete. Que tal experimentar?

Fonte: Nutrição Sadia
Veja também:

Compulsão alimentar
Você quer ser magro (a) ou quer emagrecer?
Bulimia

.Partilhar

domingo, 20 de março de 2011

PRISÃO DE VENTRE NA GRAVIDEZ

Esse desconforto é comum durante os nove meses e pode piorar se você já tinha o problema antes de engravidar - cerca de 40% das grávidas passam por isso. A constipação acontece porque a progesterona (hormônio da gestação) deixa o intestino preguiçoso, além de o útero comprimi-lo. Há mulheres que se queixam já no primeiro trimestre, e o ferro presente nas vitaminas que você toma também pode agravar a situação.

Assim que você sentir dificuldade para ir ao banheiro, procure o médico. Em alguns casos, o obstetra pode receitar o uso de laxantes apropriados para as grávidas. Em casa, beba bastante água (você pode até colocar uma rodelinha de limão, laranja ou umas folhas de hortelã no copo para dar um sabor especial) e incremente as refeições com alimentos ricos em fibras, que ajudam a prevenir a prisão de ventre.

São eles: cereais, frutas, verduras e legumes. Comer ameixa preta ou fazer um suco com ela é uma boa dica. Os exercícios físicos ajudam, mas só se o seu médico liberar. Confira a seguir as frutas que mais ajudam e as que você deve evitar enquanto estiver com o problema:

- Frutas indicadas: ameixa, mamão, manga, morango, laranja (com bagaço), abacaxi, jaca, figo e damasco.

- Frutas contraindicadas: goiaba, maçã, banana, pêra e caju.
.

Fonte: Revista Crescer
Veja mais...
Será que é integral?
Como evitar o intestino preso das crianças
Síndrome do intestino irritável

Partilhar

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROMOÇÃO ALIMENTARIUM E DOCE MENOR

Você segue o Alimentarium no twitter? Então já pode correr para participar de mais uma super promoção, em parceria com a Doce Menor e lingerie Plié. É só seguir @alimentarium @sigadocemenor e @plielingerie e dar RT na frase, juntamente com o link:
'Quero ganhar uma cesta de produtos Doce Menor e lingerie Plié -
http://kingo.to/vSl'.


O vencedor receberá em casa uma cesta de produtos Doce Menor e um lindo conjunto de lingerie Plié para exibir sua boa forma conquistada usando Doce Menor. O sorteio será na sexta-feira (dia 25/03) e o resultado divulgado no twitter e aqui no blog.
Fique de olho, acesse e participe!


-> O ganhador da promoção foi Alex Sandro Marcelino, Paulo Afonso/BA. @Sanddro10 - Confira o link do sorteio: http://sorteie.me/1GCn1x

Confira os links:
Doce Menor
Lingerie Plié

.Partilhar

sábado, 12 de março de 2011

NOVO ÍNDICE PARA CÁLCULO DE OBESIDADE

Clique na imagem para ampliar

O Índice de Massa Corporal (IMC), usado para medir o grau de magreza ou obesidade de uma pessoa, tem quase 200 anos de idade e defeitos. Oito pesquisadores liderados por Richard Bergman, da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, criaram "Um Índice Melhor de Adiposidade do Corpo". Esse é o título do artigo científico em que descrevem o método, na revista médica "Obesity".

O novo método chama-se Índice de Adiposidade Corporal (IAC) e usa uma equação e apenas duas medidas -a circunferência do quadril e a altura da pessoa- para chegar à porcentagem de gordura no corpo. O método tradicional de calcular é obtido ao se dividir o peso da pessoa em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.

O velho índice foi criado em 1832 pelo matemático e astrônomo belga Lambert Adolphe Jacques Quetelet (1796-1874). O Índice de Quetelet foi rebatizado de IMC em 1972, e depois adotado pela Organização Mundial de Saúde como um método simples de medir a obesidade. O IMC é impreciso, pois não leva em conta o sexo ou a massa muscular (mulheres têm mais gordura; e músculos pesam mais que gordura). Também não é adequado para menores de 18 anos.

Saber a prevalência de obesidade em uma população é importante em termos de saúde pública. Trata-se de fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão e câncer. Por exemplo: estudo com 24.508 pessoas de 45 a 79 anos, no Reino Unido, revelou que 1.708 homens e 892 mulheres desenvolveram doença coronária cerca de nove anos depois. Homens com as maiores cinturas em relação aos seus quadris tiveram 55% maior chance de desenvolver a doença; entre elas, o risco foi 91% maior.

Os extremos em saúde não costumam ser positivos. "Mas o porcentual pequeno de gordura em um atleta com massa muscular grande não é ruim", diz a médica brasileira Rosana Radominski; afinal, músculo pesa mais, e o atleta tem boa saúde geral. Já em uma adolescente normal, esse mesmo porcentual de gordura pode significar que a garota está subnutrida e até incapaz de menstruar, com risco grave de desenvolver anorexia. Os autores do estudo reconhecem que é preciso mais medidas e de diferentes populações para validar o novo índice.

Clique e veja mais sobre o estudo
Veja também:
Obesidade pode causar diminuição do cérebro
Você acha seu filho gordinho?
Leite na mamadeira x obesidade infantil

.

Partilhar

sexta-feira, 11 de março de 2011

CARAMBOLA: A FRUTA DO VERÃO!

Com o calor do verão não há nada mais gostoso que comer uma frutinha charmosa, com poucas calorias e ainda que tenha muitos benefícios para o corpo. Essa é a carambola! Ou Star Fruit como também é conhecida pelo seu formato de estrela.

Encontrada nos meses de fevereiro e março, é rica em vitamina C e tem boas quantidades de vitaminas do complexo B e minerais como o cálcio e potássio.

A carambola é um ótimo antioxidante, pois contém polifenóis que ajudam a proteger as células contra a ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce da pele, ajudando a manter a aparência sempre jovem.

A única ressalva é que para as pessoas que sofrem de problemas renais seu consumo deve ser evitado, já que a carambola contém uma neurotoxina que é muito prejudicial. Para todas as outras pessoas, não há nenhum risco. Além de consumida in natura, você pode fazer tortas, compotas, mousses, saladas e muitas preparações com a fruta. A carambola tem baixas calorias e enriquece o valor nutricional da sua preparação. Aproveite!

Fonte: Emex Nutrição Orientada
Veja tambem:

Romã: a fruta da longevidade
Kiwi: mais que sabor, saúde!
Saúde na casca: benefícios da farinha de fruta

.Partilhar

sexta-feira, 4 de março de 2011

QUE BEBIDA CAUSA A PIOR RESSECA?

Para muitos, o carnaval já começa hoje. Para não deixar que a resseca acabe com os seu dias de folia, saiba quais as bebidas são piores para o organismo:

Por ordem decrescente: conhaque, vinho tinto, uísque, vodca, gim, álcool puro, cerveja. As três primeiras estão na categoria de bebidas que, ao serem metabolizadas em nosso corpo, podem formar uma substância muito tóxica chamada formaldeído, que em altas quantidades pode provocar cegueira e até a morte.

Já a vodca e o gim são feitas à base de álcool (etanol) puro. Metabolizadas, elas formam o acetaldeído, que agride as mucosas intestinais, provocam desidratação e dor de cabeça — o conjunto de sintomas conhecidos como ressaca — mas de forma mais branda que as bebidas escuras.

"A cerveja, por conter mais água, causa uma ressaca mais branda em comparação com outras bebidas alcoólicas", afirma o médico fisiologista Renato Romani, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas, em grandes quantidades, também deixa aquele gosto de cabo de guarda-chuva.

Fonte: Galileu
Veja mais...
Bebidas alcoólicas: qual o limite?
Beber muita cerveja de uma só vez provoca barriga
O bom funcionamento do fígado também interfere no emagrecimento

.Partilhar

quarta-feira, 2 de março de 2011

MAIS CÁLCIO E VITAMINA D PARA CRIANÇAS

A Academia Americana de Pediatria acaba de publicar novas recomendações sobre o consumo de cálcio e de vitamina D para crianças. Fabíola Suano, pediatra, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, adianta que o Brasil deve adotar, em breve, as mesmas diretrizes. Veja aqui o que muda na prática:

CÁLCIO

O alerta é para os pais de crianças com 3 anos ou mais. O estudo mostra que nessa faixa etária as crianças não tomam a quantidade ideal de leite por dia. A falta de cálcio pode causar uma defasagem de massa óssea e provocar osteoporose no futuro.

Onde encontrar: Se seu filho não gosta de leite, tente oferecer derivados, como iogurte natural batido com uma fruta, queijo branco no lanche da escola ou patê de requeijão com atum, por exemplo.

VITAMINA D

Hoje a indicação é dar uma quantidade equivalente a 200 unidades/dia diariamente (duas gotas) de acetato de retinol e colecalciferol para crianças em aleitamento materno exclusivo ou não até os 18 meses de idade. Principalmente aquelas que não tomam muito sol, como quem mora nas regiões Sul e Sudeste. Já quem vive no Nordeste ou Norte, por exemplo, não precisaria tomar a mesma quantidade. A nova recomendação é o dobro desse valor para essa mesma faixa etária e até 600 unidades/dia para crianças maiores. A longo prazo, a falta dessa vitamina prejudica o armazenamento de cálcio no osso.

Onde encontrar: leite, peixes e castanhas. Mas para que a substância seja absorvida pelo organismo é preciso tomar sol. Que tal curtir o comecinho da manhã junto com seu filho?

CONSUMO POR IDADE

  • 7 meses a 2 anos - 3 a 4 porções de 120mL
  • 2 a 3 anos - 5 porções de 120mL
  • 4 a 6 anos - 4 porções de 180mL
.
Fonte: Revista Crescer
Veja também:
Como aliviar as cólicas dos bebês
Qual o momento certo de iniciar o desmame?
Falta de vitamina D aumenta sintomas de asma em crianças

.Partilhar