terça-feira, 11 de maio de 2010

COMO CONSUMIR EMBUTIDOS SEM PREJUDICAR O CORAÇÃO?

Embutidos são produtos feitos com carnes de diversos tipos, temperadas e acondicionadas em membranas resistentes ou tripas. Os tipos mais comuns são a mortadela, a linguiça, a salsicha, o salsichão e o salame.
.
São produtos que fazem parte da alimentação de grande parte da população que refere consumi-los por serem saborosos, práticos e de fácil preparo. O que muitas pessoas não sabem é que estes produtos são fontes de gordura, principalmente a saturada, além do colesterol, ambos prejudiciais ao coração quando consumidos demasiadamente.
.
Segundo a nutricionista Maria de Fátima Silva Ferreira, os embutidos em sua grande maioria possuem o dobro, ou mais, de gordura saturada quando comparados às carnes in natura. Carnes não processadas e não industrializadas são mais saudáveis para a saúde em geral, pois não possuem aditivos e conservantes.
.
No caso dos embutidos, além dos teores de gordura, eles apresentam grande quantidade de sódio necessária para sua conservação. Esta alta quantidade de sódio é um risco a mais para o coração, pois favorece o desenvolvimento da hipertensão arterial. Em uma alimentação saudável, o consumo de embutidos e de receitas que o contenham como ingrediente principal, deve limitar-se a 1 vez por semana, diz a nutricionista. Já na presença de alterações lipídicas, como o excesso de colesterol no sangue, o melhor é restringir totalmente os embutidos tradicionais e, no caso dos produtos à base de aves, utilizá-los apenas 1 vez por quinzena.
.
Fonte: Nutrycionista
Veja também:
Principal causador da hipertensão: sal é vilão da dieta
Macarrão instantâneo faz mal à saúde
Cuidado com o sal na alimentação das crianças
.Partilhar

3 comentários:

*NUTRICIONISTA ALINE DE FARIAS SOARES* disse...

então na realidade deve-se evitá-lo ou comê-lo 1x na semana!
isso ai.

*NUTRICIONISTA ALINE DE FARIAS SOARES* disse...

então na realidade deve-se evitá-lo ou comê-lo 1x na semana!
isso ai.

Nut. Juliana Tolêdo disse...

No portal colocamos a matéria sobre embutidos mais saudáveis, com fibras e menos gordura: http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=noticias&pub=4929.

Bjo!