segunda-feira, 13 de julho de 2009

DIET OU LIGHT?

DIET OU LIGHT. VOCÊ SABE A DIFERENÇA?
A maioria das pessoas associam a utilização destes produtos com a redução e manutenção do peso. Mas nem sempre é assim que funciona...
.
DIET são alimentos industrializados em que determinados nutrientes como proteína, carboidrato, gordura, sódio, entre outros, estão AUSENTES ou dentro das quantidades mínimas permitidas, sendo 0,5g de nutriente por 100g do produto para produtos isentos de carboidratos e/ou gorduras. Já os alimentos restritos em proteínas, devem ser isentos deste nutriente. Sendo assim, produtos diet são, na maioria das vezes, destinados para pessoas que apresentam patologias específicas. Como por exemplo, os isentos de açúcar são destinados para diabéticos e os isentos de sódio são destinados para hipertensos.
.
LIGHT são alimentos produzidos com redução mínima de 25% do valor calórico e/ou outros nutrientes, como gorduras, açúcares, colesterol e sódio em comparação com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.
.
Dessa forma, nem sempre os produtos Diet apresentam redução de calorias e NÃO são indicados para pessoas que querem perder peso. O chocolate diet, por exemplo, é isento de açúcar, mas, para manter a consistência, é adicionado mais gorduras, apresentando assim, valor calórico semelhante ao chocolate tradicional. Os Light são mais indicados para redução do peso, porém, deve-se ficar atento aos rótulos, pois alguns dos refrigerantes light apresentam redução de calorias e, consequentemente, ficam isentos de açúcar podendo também ser consumidos por diabéticos.
.
Além disso, a quantidade do alimento consumido não deve ser aumentada por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias. Freqüentemente, ocorre o erro de ingerir o dobro do habitual por ser um alimento diet ou light, mas, dificilmente, há a redução de 50% das calorias nesses alimentos. Confusão é fácil de acontecer, por isso, ler os rótulos dos produtos light e diet e compará-los com o alimento convencional é importante para verificar se eles atendem as suas necessidades. Fique sempre atento na hora da compra, pois como esses alimentos são mais caros do que os convencionais, você poderá estar gastando mais por um alimento que não precisa ser substituído.
.
Partilhar

2 comentários:

Vera disse...

Christiane, como sempre seus artigos são muito esclarecedores!!

este, "diet ou ligth, vc sabe a diferença" é especialmente importantepois por mais que se ouve falar ou vê na TV, é mais difícil de assimilar a diferença e, sempre vejo as pessoas confusas a este respeito!

Obrigada por sua missão tão importante e por ter surgido em minha vida num momento propício!!
bjs

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Vera! Eu agradeço o seu contato sempre! É um estímulo a mais manter o blog sabendo que tenho leitoras como vc! Beijos!