quarta-feira, 15 de julho de 2009

GELATINAS EM PÓ TEM MUITO AÇÚCAR E POUCO COLÁGENO

Apesar de ser uma sobremesa muito consumida por crianças, a gelatina não deveria fazer parte da alimentação infantil. É o que afirma a Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - após avaliar 11 pós para preparo do produto sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero.
.
Por conterem adoçantes, as versões sem açúcar já não eram recomendadas para crianças saudáveis. Mas o levantamento mostrou que mesmo as versões tradicionais não são indicadas.
Um dos problemas é que duas das marcas (Royal e Dr. Oetker) possuem adoçante mesmo nas versões tradicionais. Segundo a Pro Teste, a informação não tem o destaque necessário no rótulo. Nos dois casos, as embalagens trazem personagens ou promoções voltados para o público infantil.
.
Se a presença de colágeno é o motivo para dar gelatina às crianças, não vale a pena. A quantidade encontrada não ultrapassou 2 g - apesar de não haver consenso, a Pro Teste diz que alguns estudos sugerem que seriam necessários 10 g diários para haver benefícios. Uma pessoas normal, somente com uma alimentação balanceada e rica em proteínas, consegue suprir a quantidade de colágeno por dia.
.
Além das questões nutricionais, foram constatados problemas em rótulos, como falta de informação sobre a presença de sódio e falta da data de fabricação - o dado não é obrigatório, mas a Pro Teste recomenda. A associação defende que se crie uma norma para regular gelatinas que defina parâmetros como quantidade de açúcar e de colágeno.
.
Para saber mais:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u528644.shtml
.Partilhar

2 comentários:

Marcia disse...

As crianças realmente amam gelatina. Ouvi falar da gelatina de agar-agar, mas não consegui encontrá-la. Você conhece algum substituto para esta sobremesa?
Grata.
MARCIA.

Christiane Rocha Veloso disse...

Márcia, você pode substituir a gelatina por frutas ou, de vez em quando, acrescentar frutas à gelatina durante o preparo. Com maçã fica muito saborosa e deixa a gelatina mais nutritiva. Realmente as crianças gostam muito dessa sobremesa. É melhor moderar o consumo pq proibir tudo é difícil, não é mesmo?