quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MORANGO

Uma das frutas mais ricas em vitamina C e polifenóis, que ajuda no combate aos radicais livres, o morango influencia na formação e resistência dos ossos, dentes e tecidos. Seus nutrientes favorecem, também, a cicatrização de ferimentos, auxilia no tratamento de gota e reumatismo e é muito eficiente contra infecções do fígado, garganta e sistema urinário.
.
O morango contém, ainda, grande quantidade de pectina e outras fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol. Até as sementes da fruta são importantes para a saúde, pois possuem fibras insolúveis, que ajudam a evitar a prisão de ventre. Já as folhas do morango podem ser aproveitadas no preparo de chá, que ajuda a purificar o sangue, fortalecer o sistema nervoso e atuar como excelente diurético.
.
Vitamina B5 (niacina) e ferro também estão presentes em sua composição. A niacina colabora com a saúde da pele, aparelho digestivo e sistema nervoso. Já o ferro é importante para a formação do sangue. Atenção aos acompanhamentos (açúcar, mel, leite condensado, chantilly e creme de leite) que deixam a fruta extremamente calórica.
.
DICAS DE HIGIENE E ARMAZENAMENTO
.
Alguns cuidados devem ser tomados para garantir a higienização correta dos morangos. Por ser um fruto rasteiro, é recomendada atenção redobrada na hora de lavá-lo, para evitar impurezas. O ideal é limpar os frutos com água corrente e, se possível, deixá-los de molho em água acidificada (com limão ou vinagre) durante 15 minutos ou solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária apropriada para alimentos em 1 litro de água) durante 4 minutos e enxaguar bem. Altamente sensíveis, os morangos não podem ser guardados por muito tempo. Os frutos podem ficar na geladeira por três dias, no máximo, mas sem serem lavados, pois a água favorece o apodrecimento.
.
.
Partilhar

2 comentários:

Gabriel disse...

Muitos têm o hábito de comer comer morango com creme deleite. O creme de leite tira os valores nutricionais do morango? O ideal é comê-lo puro?

Christiane Rocha Veloso disse...

Para aproveitar melhor o valor nutricional o ideal é o morango puro. O creme de leite, leite condensado, chantilly e etc só vão aumentar o valor calórico da fruta.