quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EFEITO SANFONA

O desejo de toda mulher é emagrecer e nunca mais engordar. Para isso, muitas recorrem às dietas radicais, jejuns prolongados, consumo apenas de líquidos e sopas, que levam ao eterno emagrece-engorda, mais conhecido como efeito sanfona. Por que isso acontece?
.
As células do nosso corpo se alimentam principalmente de glicose (principal fonte de energia). Quando os níveis de glicose no sangue diminuem, o corpo usa a proteína e a gordura como fonte para produção de glicose. Porém, a proteína e a gordura têm menos capacidade de fornecer energia do que a glicose, sendo necessária uma quantidade maior destes dois para fornecer a mesma quantidade de energia que um volume menor de glicose forneceria. Por isso, o emagrecimento ocorre de forma rápida, porém de forma pouco duradoura. Logo que a pessoa retoma os velhos hábitos, o corpo volta a ganhar peso, pois o que se perdeu foi praticamente líquidos e músculos.
.
Para evitar que o efeito sanfona aconteça, é importante reeducar o organismo com hábitos de vida saudáveis e seguir uma dieta gradual e progressiva, para o organismo se acostumar com as reduções de alimentos, aliada à prática de atividade física regular que auxilia no aumento do consumo de energia acelerando o metabolismo e favorecendo a manutenção do peso. Uma dieta saudável é composta por todos os grupos de alimentos, cada um em quantidade específica e adequada. É importante comer mais vezes ao dia, consumindo menor quantidade de alimentos, para controlar o apetite. Quanto mais colorido o prato, sobretudo por verduras e legumes, mais saudável ele será.
.
Partilhar

3 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Pena que a maioria das pessoas só respeitam o efeito sanfona depois que ele se instala... E prejudica tanto o emagrecimento, só vai piorando a situação! Mas é importante mesmo bater na tecla. Ótima postagem!

*Priscila* disse...

Isso aconteceu comigo, tinha emagrecido 17kilos e recuperei 8 em um ano!

Agora tenho q lutar novamente e fazer RA , para eliminar esses 8 kilos , estou
fazendo natação todo dia , quando naum, esteira, me alimento de 3 em 3 horas, mas tem hora q da vontade de comer coisas caloricas, ai vou tomar um banho, como algo de baixa caloria , mas muitas vezes naum resolve, a vontade. Mas estou lutando , vou vencer e dessa vez pra sempre!

EduSidegum disse...

Muito importante são as metas.
As ações nos levam a alcançá-las.
Buscar como reduzir peso com saúde é importante.
Tem uma ótima materia também no Blog:

http://edusidegum.blogspot.com/2010/01/estudo-clinico-substituto-de-refeicoes.html

http://edusidegum.blogspot.com/2009/09/estudos-confirmam-substitutos-de.html

Provas são Provas,
Quem sabe podemos trocar informações?
Eduardo
http://www.50k.com.br/ibp