domingo, 18 de abril de 2010

DIETA SEM GLÚTEN, EMAGRECE?

Ultimamente o glúten tem sido visto como um vilão para quem deseja eliminar peso. A nova sensação do momento para conquistar um corpo mais magro e ter mais disposição é a dieta sem glúten, que “promete” eliminar os quilos extras excluindo da alimentação todo alimento que contenha glúten em sua composição.
.
Mas o glúten é mesmo o grande vilão da sua dieta? A resposta é NÃO! Não há nada que comprove que excluindo o glúten de sua alimentação você elimine peso e diminua a gordura abdominal. Na verdade, como o glúten está presente na maioria dos alimentos como pizza, biscoitos, massas e pães, excluindo esses alimentos da sua dieta, como conseqüência acabará consumindo menos calorias e poderá eliminar peso.
.
Mas essa redução de peso não se deve a restrição do glúten e sim a exclusão de diversos alimentos da sua alimentação. O único motivo que pode levar a pessoa a excluir o glúten de sua alimentação é ser portador da Doença Celíaca. Somente para os celíacos o glúten pode ser considerado um vilão, pois essas pessoas tem hipersensibilidade e quando consumido, interfere no intestino delgado.
.
Essa interferência causa uma inflamação que impede a absorção de vitaminas, minerais, além de sintomas como diarréia crônica, vômito, falta de apetite, distensão abdominal. As pessoas portadoras da doença podem identificar os alimentos que contém glúten através do rótulo das embalagens e consultar sempre um médico ou nutricionista. Mas se você não tem doença celíaca e o seu objetivo é somente eliminar peso, não há motivo para excluir o glúten da sua alimentação. Basta se alimentar de forma saudável, balanceada, fracionada, variada e praticar atividade física regularmente.
.
Matéria retirada do site Terra
.
A partir da matéria publicada, ressalto que não somente os portadores de doença celíaca devem ter uma alimentação isenta de glúten, pois há casos de obesidade em que somente uma dieta com redução de calorias não é suficiente, pelo fato do corpo não aceitar o glúten e não reconhecê-lo como nutriente, gerando inflamação e resistência ao emagrecimento. Dessa forma, trabalhar com dietas isentas de glúten podem sim ter um resultado satisfatório. Por estes motivos, destaca-se a importância de uma avaliação e acompanhamento nutricional a fim de verificar qual a melhor dieta, garantindo assim, uma alimentação saudável e específica para cada organismo.
.

Dieta ortomolecular
Os benefícios da dieta mediterrânea
.

Partilhar

2 comentários:

Ana Paula Gluck Karam disse...

Desculpa Christiane mas não concordo com sua colocação, em que o único caso de exclusão do glúten é a doença celíaca. O glúten é uma proteína de dificil digestão, que depende de uma correta secreção gástrica para poder ser quebrada e absorvida. Mas nem sempre é isso que acontece. A maioria das pessoas tem hipocloridria, o que dificulta a quebra da proteína, essa proteína "inteira" atravessa a parede intestinal, e entra na circulação, o organismo entende essa substância como "corpo estranho" e ativa sistema imunológico levando à um quadro inflamatório e.... sabemos que a obesidade é uma doença inflamatória. Como vc explica pessoas com dietas hipocalóricas resistentes à perda de peso? Fica essa questão para vc postar no blog, Ok?

Christiane Rocha Veloso disse...

Olá Ana Paula! Muito interessante a sua observação! Realmente, tenho pacientes obesos e resistentes ao emagrecimento somente com dieta hipocalórica. Nestes casos, trabalho com redução de carboidratos e, às vezes, dietas isentas de glúten, apesar de que em minha cidade não há muitas opções para este tipo de alimentação. Quanto a postagem retirada do site Terra, vou acrescentar a minha opinião a respeito para que não haja contradições. Agradeço a sua participação e comentário muito bem colocado! Abraços!