terça-feira, 8 de junho de 2010

CRIANÇAS SOFREM MAIS NO INVERNO

Com a proximidade do inverno, é natural que os pais fiquem apavorados com doenças respiratórias. As baixas temperaturas aliadas com o clima muito seco são fatores agressivos para o sistema imunológico das crianças.
.
Nosso corpo possui defensores naturais para essas agressões, mas como os pequenos ainda estão em fase de amadurecimento, essas barreiras estão se desenvolvendo. Em temperaturas muito baixas os brônquios não conseguem proteger com total eficiência o corpo. O ressecamento da pele a torna mais vulnerável para dermatites e dermatoses. A ocorrência de conjuntivite também é bastante comum no período.
.
Alguns cuidados são fundamentais para evitar esses males. A hidratação é essencial, além de oferecer bastante água é indicado que se aplique soro fisiológico nas narinas para evitar ressecamento das mucosas. Fugir de aglomerações, evitar ambientes fechados sem boa ventilação, agasalhar-se bem, lavar e arejar roupas que ficam guardadas por muito tempo – acumulam facilmente fungos e mofos, vilões responsáveis por crises de rinite, asma e bronquite - evitar lugares com muita poeira.
.
Segundo o médico Sylvio Renan de Barros, autor do livro “Seu bebê em perguntas e respostas – Do nascimento aos 12 meses”, a conduta básica é a regra dos 11. Segundo ele, são 11 as causas da maioria das infecções respiratórias: Os 10 dedos das mãos e a garganta. Enfatiza que é imprescindível ensinar as crianças a não levar as mãos aos olhos, boca ou narinas se não estiverem muito bem lavadas. A higienização reduz o risco de doenças.
.
Manter o consumo de frutas e verduras, principalmente, nessa época do ano, é essencial para fortalecer o sistema imunológico e prevenir as crises de alergias.
.
Fonte: Revista Pais e Filhos
Veja também:
Alergia ao leite de vaca
Consumo precoce de glúten pode causar constipação
Sorvete faz mal para crianças
.
Partilhar

Nenhum comentário: