quinta-feira, 4 de junho de 2009

HIPERPROTÉICOS: DOSE EXTRA DE ENERGIA

Os benefícios da atividade física na prevenção e tratamento de inúmeras doenças estão bem documentados na literatura científica. Entre suas vantagens está o combate à depressão. Por isso, o incentivo à prática de atividades físicas se tornou uma preocupação da agenda de Saúde Pública Mundial (World Health Organization, 2004). Atualmente, estudos mostram que atletas precisam de uma dieta rica em proteína para construir e reparar os músculos e que as necessidades protéicas são ligeiramente aumentadas em praticantes de atividade física, para que a formação e recuperação muscular ocorram de forma adequada.
.
Para suprir a necessidade extra de proteínas, especialistas recomendam o uso de hiperprotéicos após os exercícios. São suplementos que fornecem grandes quantidades de proteínas, nutrientes utilizados na reparação e construção de tecidos. Estão presentes também nos hormônios e enzimas que atuam na regulação dos processos metabólicos e fisiológicos ligados ao exercício físico.
.
"A ingestão de proteínas, pós-treino, juntamente com carboidratos, acelera a recuperação do atleta. Porém, é importante ressaltar que o excesso de proteínas não garante maior síntese muscular. Ao contrário, pode levar ao prejuízo na performance. Pesquisas revelam que o excesso de proteínas pode causar uma menor absorção de cálcio, sobrecarregando os rins", adverte a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, especialista em Qualidade de Alimentos pelo IPCE.
.
São exemplos de hiperprotéicos: albumina, proteína isolada de soja, whey protein, aminoácidos e barras de proteínas. Jamais faça uso de suplementos por conta própria! Procure um nutricionista e faça uma avaliação física para se adequar as quantidades e período de atividade.
.
FONTE: Mundo Verde
.
Partilhar

Nenhum comentário: