O consumo de alimentos funcionais é uma das mais recentes tendências para a redução de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares. E o que tem chamado a atenção dos profissionais da saúde é a proteína da soja, pois o seu consumo está associado à redução dos níveis de colesterol no sangue.
.
Além disso, a soja é rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poli-insaturados e compostos fitoquímicos, como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais, como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.
.
Os mecanismos e componentes responsáveis pelo potencial efeito da proteína de soja na prevenção de doenças cardiovasculares ainda não está completamente identificado. No entanto, os estudos mais recentes acreditam que diversos fatores estão inter-relacionados, incluindo a composição funcional da proteína de soja, os sinergismos entre os componentes presentes nos alimentos, o metabolismo e a genética individual, assim como outros fatores de risco.
.Nutrição Virtual
.Partilhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário