sexta-feira, 5 de junho de 2009

OS ADOÇANTES

Adoçantes... diabetes, perder peso ou manter a forma? Há quem não dispensa o bom é velho adoçante, porém há aqueles que acham que o sabor do alimento se modifica. Para os diabéticos é mais que recomendado o uso de adoçantes, já as pessoas que querem perder ou manter o peso, pode-se somente diminuir a ingestão de açúcar.
.
As pessoas, muitas vezes, utilizam adoçantes com a simples intenção de emagrecer, desconhecendo as características e restrições de cada um. Eles são, sim, grandes aliados das dietas, mas é bom saber um pouco mais sobre cada um deles. Vale uma ressalva: os diabéticos, independente dessas informações, sempre devem seguir a recomendação médica.
.
CONHEÇA OS TIPOS DE ADOÇANTES:
.
SACARINA - é um adoçante sintético extraído de um sub produto do petróleo e pode ir ao fogo.
STEVIOSÍDEO - é um adoçante natural, extraído das folhas da Stevia rebaudiana, planta nativa da fronteira do Brasil com o Paraguai. Não apresenta restrições de consumo, mantém o padrão em produtos quente ou frio. Não produz cáries, pode ser usado à vontade.
CICLAMATO - é uma composição de ácido ciclâmico e ciclamatos de sódio, potássio e cálcio e pode ir ao fogo. Pessoas com hipertensão arterial devem evitar seu uso, pois pode agravar o problema.
ASPARTAME - Composto por dois aminoácidos: fenilalanina e o ácido aspártico. Não deixa gosto amargo, não produz cáries, nem câncer. Não suporta altas temperaturas, pode ser aquecido levemente. Seu uso não deve ser feito por fenilcetonúricos, pessoas com ausência de fenilalanina no organismo.
XILITOL - também é um adoçante natural, extraído de certas frutas ou madeira. Ao xilitol são atribuídos propriedades anti- cariogênicas.
SUCRALOSE - adoçante elaborado a partir da modificação da molécula do açúcar. Não é calórico e não altera a taxa glicêmica do diabético, pois não é metabolizado por nosso organismo.
.
Mundo Verde
.
Partilhar

Nenhum comentário: