domingo, 9 de agosto de 2009

COLESTEROL CRESCE NA FAIXA INFANTIL

O colesterol, problema tão freqüente entre os adultos, começa a preocupar diante do seu crescimento na faixa etária infantil. Segundo dados do Instituto do Coração de SP (InCor) cerca de 10% das crianças no país têm colesterol alto. Nos Estados Unidos, este número chega a 50% em alguns estados americanos. Outra pesquisa reforça o alerta: divulgado no final do ano passado, estudo da Unicamp detectou que 44% das crianças e jovens entre 2 e 19 anos têm altas taxas de colesterol e mais de 50% altas taxas de triglicérides.
.
O aumento do colesterol nas crianças é assintomático e não costuma trazer problemas sérios na infância. Este é o perigo, afirmam especialistas, já que esta criança vai estar mais propensa a ter problemas cardiovasculares e circulatórios no início na vida adulta. O colesterol é imprescindível para o funcionamento normal das membranas celulares e a produção de hormônios nos seres humanos. O excesso da substância no sangue, entretanto, gera a formação de placas na parede dos vasos, diminuindo seu diâmetro e podendo, inclusive, causar a obstrução total e até o rompimento. A prática de exercícios físicos pelo menos três vezes por semana e uma dieta saudável são fundamentais para manter o colesterol em níveis adequados.
.
Embora a alimentação possa não ser a causa principal do excesso de colesterol no sangue nas situações em que é o organismo que, por determinação genética, o produz, ela poderá, se cometerem exageros alimentares, agravar ainda mais a situação. Cabe aos pais ensinar e oferecer alimentos saudáveis e variados para as crianças, além de incentivar à pratica de atividades físicas.
.
Leia mais: Asbran
.
Partilhar

2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante o blog, informativo.
estou desesperada minha filha de 8 anos está com o colesterol 230 e o pediatra encaminhou para a nutricionista. O q devo fazer para o lanche escolar?
me ajuda!
renatapinto06@hotmail.com

Christiane Rocha Veloso disse...

Oi Renata! Ofereça a sua filha frutas, sanduiches com pão integral recheado com presunto de peru e queijo branco e suco de fruta ou iogurte. Temos uma matéria no blog que pode te ajudar melhor. Acesse: http://alimentarium.blogspot.com/2009/05/de-olho-na-merenda.html

Abraços!