domingo, 16 de agosto de 2009

DIABETES GESTACIONAL

O Diabetes Mellitus é caracterizado pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, ou hiperglicemia. Isso pode ocorrer por diferentes motivos, culminando nos vários tipos da doença. O diabetes gestacional é um deles, e aparece durante a gestação. Na maioria dos casos, desaparece após o parto. Em alguns casos, no entanto, as mulheres acabam desenvolvendo diabetes tipo 2 alguns anos após o parto, principalmente se estiverem acima do peso.
.
Além dos sintomas comuns aos demais tipos de diabetes, pode haver excessivo ganho de peso, infecções urinárias, vômitos e visão turva. Mas como também é possível que aconteçam apenas sintomas leves, é imprescindível o acompanhamento pré-natal adequado e realização de exames específicos ao menor sinal de
problemas.
.
Se não diagnosticada e tratada desde o início, há riscos imensos para a gestante e para o bebê. Na gestante, dificuldade de cicatrização, queda da resistência imunológica, infecções urinárias, de pele ou vaginais, hipertensão arterial e suas conseqüências, que podem acabar num aborto ou parto prematuro. Para o feto, há risco de hipoglicemia, icterícia prolongada, problemas respiratórios e até malformações cardíacas. Estão mais propensas a desenvolver o problema as gestantes já expostas aos fatores hormonais que facilitam a ocorrência das elevações da glicose, tais como aquelas com sobrepeso ou obesidade, tabagistas, ou com antecedentes pessoais de partos complicados, histórico de diabetes da família, portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos e aquelas com excessivo ganho de peso durante a gestação.
.
Nutritotal
.Partilhar

Nenhum comentário: