O cirurgião-dentista Jorge Scaff Júnior, especialista em estomatologia, diz que uma alimentação muita ácida pode causar mau hálito. "Excesso de catchup, mostarda, picles, alho, cebola, pode provocar queda do PH e, consequentemente, aumentar a acidez da boca." Ele afirma ainda que 95% das causas do mau hálito provém da boca, e não de outras regiões, como o estômago. "A maioria das vezes é má escovação, presença de cáries e até língua excessivamente escovada.
Uol
.
Partilhar
.
É bom lembrar que há o mau hálito fisiológico, aquele que ocorre quando a gente acorda. Nesse caso, a diminuição do metabolismo da boca e do fluxo de saliva durante o sono causam o mau hálito. "Por isso é tão importante escovar os dentes logo ao acordar." Scarff Júnior, que trabalhou por 20 anos no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, diz que, caso a pessoa desconfie de mau hálito, deve procurar um especialista para que ele procure a causa do problema.
.
Como prevenção, deve-se abusar de alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, cereais integrais e arroz integral. A dieta tende a melhorar o trânsito intestinal, diminuir a proliferação de bactérias e, conseqüentemente, a liberação de gases. A maçã é uma ótima aliada do hálito saudável. Tem fibras e estimula as glândulas salivares, além de ter potencial detergente limpando a língua. A ingestão de dez a doze copos de água por dia é outra boa recomendação, desde que a ingestão seja fracionada durante todo o dia para que a água não seja eliminada rapidamente do organismo.
.Uol
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário